Procurando dicas de como temperar costela suína para o churrasco? Aqui, você vai encontrar diferentes combinações de temperos, incluindo ingredientes simples e misturas mais elaboradas, como a famosa técnica do tempero dry rub, que consiste em uma mistura de ervas e especiarias secas. Para te ajudar a fazer o churrasco em casa perfeito, nós separamos 5 opções de tempero para costela que com certeza te ajudarão a fazer uma carne suína bem temperada e deliciosa. Confira!
Quando o assunto é preparar a costela na churrasqueira e fazer um churrasco suíno tradicional, investir apenas no sal grosso e na pimenta-do-reino preta moída na hora pode ser uma excelente pedida. Além de realçar o sabor original da carne suína, essa combinação de temperos mais simples não exige muito tempo de preparo prévio. Basta distribuir o sal e a pimenta ao longo de todo o comprimento da peça e levar para a grelha, deixando assar até o ponto desejado!
As marinadas para carne de porco levam um tempo de preparo um pouco maior, mas deixam qualquer costela suína extremamente suculenta. Um bom exemplo é a Costela Suína com Alecrim Seara Gourmet que faz parte da nova linha de Churrasco Gourmet da Seara, onde os cortes suínos já vêm marinados em temperos especialmente pensados para a churrasqueira. Sua carne é macia e saborosa, pois já vem marinada no tempo de alecrim – assim, você tem mais praticidade e não precisa perder tempo na cozinha.
Para te ajudar a fazer a sua própria marinada para costela de porco, nós separamos uma receita diferente! Essa sugestão é ideal para complementar uma carne suína resfriada de qualidade, como a Costela Suína Linhagem Europeia Seara Gourmet, que tem mais gordura entremeada nas fibras, ou seja, mais marmoreio – garantindo um resultado suculento e bem macio na churrasqueira.
Basta combinar 1 colher (sopa) de ervas frescas como alecrim e tomilho, 2 dentes de alho picados, 1 colher (sopa) azeite, ½ xícara de cachaça e um pouco de sal e pimenta-do-reino e deixar a costela de porco nessa mistura por pelo menos 1 hora na geladeira.
Para garantir uma costela suína douradinha e bem temperada, algumas pessoas gostam de apostar no tempero dry rub, que consiste em uma mistura de condimentos secos aplicados sobre a costela antes de levar a carne para o forno ou para a churrasqueira. A vantagem do dry rub é que ele ajuda a saborizar a peça por inteiro, oferecendo um sabor especial à carne de porco, sobretudo se você souber escolher as melhores combinações de especiarias.
Nossa receita de dry rub suave é indicada também para aqueles que querem aprender como temperar costela para assar no forno e traz a seguinte combinação: 1 colher (sopa) de sal, 2 colheres (sopa) de páprica defumada, 1 colher (sopa) de cebola em pó, 2 colheres (sopa) de alho em pó e pimenta-do-reino preta moída na hora a gosto. Basta esfregar os temperos por todo o comprimento da carne, deixar pegar sabor por pelo menos 30 minutos, e colocar a costela na churrasqueira!
Se você estiver procurando ideias para deixar a costela suína com um sabor mais intenso, a combinação sal com páprica picante, alho em pó, manjericão seco e outras especiarias levemente apimentadas é uma ótima escolha. Quer uma dica? Para deixar a Costela Suína Linhagem Europeia Seara Gourmet com um sabor especial, misture 1 colher (sopa) de sal de parrilla com 2 colheres (sopa) de páprica picante, 1 colher (sopa) de cebola em pó, 2 colheres (sopa) de alho em pó, 1 colher (sopa) de manjericão desidratado, 1 colher (sopa) pimenta vermelha em pó ou pimenta caiena e 1 colher (sopa) de mostarda em pó.