O Maranhão é um estado cheio de influências indígenas, africanas e portuguesas – principalmente nos seus pratos típicos. Por ter muitos mangues e litorais, a culinária maranhense valoriza o uso de ingredientes que vêm da terra e do mar, como peixes, camarões, mariscos, arroz, milho e coco. Uma das experiências únicas para quem busca vivenciar a gastronomia local é passar pelo “Bosque Maranhão”, uma celebração da culinária regional que homenageia o bumba meu boi. Veja quais são as comidas típicas servidas na ocasião!
Veja também: Churrasco de peixe e mais dicas para fazer delícias do mar na brasa
Esse é um verdadeiro clássico maranhense. O carneiro, cozido lentamente em um molho cremoso de leite de coco, ganha uma textura macia e um sabor marcante. Acompanhado da farinha de mandioca puba, que tem leve acidez e textura delicada, essa combinação proporciona uma experiência única para quem aprecia a culinária regional.
O Maranhão é famoso por seus camarões frescos, e o camarão tigre, que tem uma carne firme e doce, é um dos mais consumidos. Nesse prato, ele ganha um toque inovador ao ser servido com uma salada asiática, que traz frescor e equilíbrio para o prato.
As patinhas de caranguejo são petiscos populares no Nordeste. Cozidas e temperadas com ervas e especiarias, elas são servidas tradicionalmente com algum tipo de molho, como o Vinagrete Tradicional, o molho rosé ou uma manteiga de garrafa. A carne suculenta e levemente adocicada faz desse prato uma escolha perfeita para quem quer um sabor autêntico do litoral do estado.

A mariscada traz os sabores do mar. Combinando aratu, siri e camarão em um ensopado rico e bem temperado, esse prato traduz a essência da culinária maranhense. Para complementar, a farofa de dendê acrescenta crocância, enquanto o arroz de coco dá um leve dulçor, equilibrando a refeição.
A queijadinha é um dos doces que revelam os sabores da confeitaria regional nordestina. Feita com coco ralado, queijo, leite condensado e outros ingredientes, essa sobremesa tem uma textura macia e um sabor irresistível. A combinação do doce com o salgado faz com que cada mordida seja especial. Veja como fazer!
Ingredientes:
Para a calda
Modo de preparo:
O rubacão é o prato perfeito para quem busca uma refeição farta e super saborosa. Feito com arroz, feijão-de-corda, charque ou linguiça calabresa e queijo coalho, esse prato lembra um baião de dois, mas com um toque especial maranhense. Seu sabor intenso faz dele a escolha certa para quem deseja explorar a gastronomia local!

Saiba mais: 9 comidas nordestinas que você precisa experimentar!
Na série “Sabores do Brasil”, da CNN Viagem & Gastronomia, você vai poder viver a experiência do Bosque Maranhão de pertinho. No segundo episódio do programa, os chefs Lisiane Arouca, Onildo Rocha e Fabrício Lemos exploram a culinária nordestina apresentando toda a sua essência em pratos clássicos como a Carne de Carneiro ao Leite de Coco, o Camarão Trige e a Patinha de Caranguejo. Vale a pena conferir!