Aprender como fazer churrasco é uma das maiores paixões brasileiras! Para quem é iniciante no assunto, vale a pena conferir um guia completo com sugestões de temperos, acompanhamentos e os melhores tipos de carnes para churrasco que vão deixar o seu evento completo.
Aqui, você vai encontrar um compilado de informações importantes que relaciona quais são os principais acessórios, cortes suínos, linguiças, cortes de frango e carnes vermelhas. Quer saber como temperar carne para churrasco e anotar boas ideias de acompanhamentos? A seguir, veja 10 dicas essenciais!
Os acessórios são todos aqueles utensílios que não podem faltar no churrasco, como a faca, o amolador, a tábua de madeira, pinça ou pegador, espeto e o garfo trinchante. Os itens de higiene também são importantes para manter a bancada limpa. Para evitar sujeiras na roupa, use um avental.
O carvão vegetal é extremamente importante para fazer a carne de churrasco perfeita. Essa opção é a mais acessível, pois pode ser encontrada nos principais supermercados. Além do carvão, separe 1 kg de sal grosso.
No churrasco em casa, a quantidade de carne sugerida é aproximadamente 400g por adulto e mais 50g a 60g de acompanhamentos por pessoa. Para ajustar os valores, multiplique pela quantidade de convidados. Esse cálculo é uma média que ajuda na hora das compras!
Que tal unir sabor e praticidade no churrasco gourmet? Para preparar os melhores cortes suínos, bovinos e de frango, vale a pena investir em produtos temperados, como a Picanha suína ao Alho Seara Gourmet, que já vem marinada no alho. Seu sabor tem uma suculência única, assim como outros cortes da linha.
Conhecer os principais temperos para churrasco é tão importante quanto o ponto da carne. Se você for apostar em carnes resfriadas, saiba que os cortes de frango combinam com marinadas de alho, páprica, azeite e barbecue, que deixam as carnes mais suculentas. Para temperar as carnes vermelhas, use apenas sal grosso. Os cortes suínos devem ser marinados em temperos que os complementam, como misturas de ervas, limão e pimenta.
No churrasco vegano, as carnes vegetais e os pratos para acompanhar a refeição ajudam a tornar a experiência mais apetitosa. Você pode preparar receitas veganas simples, como espetinhos de frango vegetal, além do pão de alho, do arroz e da farofa.
Para acender a brasa rapidamente, a melhor dica é apostar em acendedores automáticos ou acendedores de bastão que oferecem mais segurança. Você também pode jogar um papel com óleo no centro do carvão ou usar álcool líquido para embebedar o carvão.
O ponto das carnes para churrasco variam de acordo com o gosto de cada um, mas existe uma regra básica: para as carnes vermelhas, o miolo deve ser sempre rosado. Já os cortes suínos podem ser servidos ao ponto e os cortes de frango devem ser completamente cozidos.
Os acompanhamentos para churrasco brasileiro são deliciosos. A lista é grande, mas para que o seu evento fique completo, lembre-se de incluir uma porção de arroz banco soltinho, fazer a Farofa de Bacon crocante e apostar nas melhores saladas para churrasco, além dos molhos para deixar as carnes bem suculentas.
Por fim, lembre-se de separar talheres, copos e pratos descartáveis, além de embalagens avulsas para guardar o que sobrar na geladeira. Essa é uma boa dica para deixar o churrasco em casa mais ágil e organizado, já que depois de servir as comidas a louça na pia é imensa! Para calcular a quantidade, some o número de convidados e adicione uma margem de 20% do valor para evitar a falta de produtos.