Aprender como fazer risoto é uma técnica de preparo que exige atenção aos detalhes. Mais do que um simples arroz cremoso, o risoto simples carrega a cremosidade do amido do arroz e o brilho da mantecatura, que deixa o prato homogêneo e uniforme, fazendo com que sua receita de risoto fique completa. Para preparar um risoto cremoso, como o risoto de linguiça, o segredo é escolher um tipo de arroz específico e preparar um caldo para risoto que tenha o sabor da proteína, como o ragu de linguiça. A seguir, confira o guia com todas as dicas essenciais!
Na receita de risoto simples, o arroz mais utilizado é o arbóreo, mas o carnaroli e o vialone nano também são adequados ao preparo, por serem ricos em amido. Isso é o que vai dar cremosidade ao prato. Os grãos possuem um tempo de cocção diferente, indicado na embalagem.
Enquanto cozinha, o arroz libera seu amido de forma contínua e, aos poucos, te ajuda a chegar na consistência ideal da receita de risoto. Para preparar, cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre.
Para que o risoto cremoso tenha uma boa base de sabor, o próximo passo é fazer um refogado de cebola com manteiga, óleo ou azeite de oliva. Você pode adicionar alguns dentes de alho, mas não é obrigatório. O importante é cortar a cebola em pedaços pequenos, menores ou iguais ao tamanho do grão de arroz.
Depois do refogado, entra o arroz de risoto para tostar por pelo menos 1 minuto. A acidez da receita vem com o uso do vinho, ingrediente que eleva o aroma do prato. A medida certa é quase cobrir os grãos com a bebida e depois mexer constantemente até que o álcool evapore por completo.
A preparação dos diferentes tipos de risoto começa com os ingredientes do caldo, que pode ser feito de frango, legumes e até de frutos do mar, dependendo do resultado que você deseja. No caso do risoto de camarão simples e cremoso, o caldo é feito com as cascas do camarão. Para criar uma base neutra, use o caldo de legumes.
O segredo de um bom risoto é não parar de mexer até o final do preparo! Essa técnica vai liberar o amido do arroz e tornar o prato supercremoso. Portanto, assim que o vinho começar a secar, adicione o caldo para risoto de sua preferência e misture de maneira contínua, voltando a acrescentar mais caldo quando estiver quase seco.
O ponto correto da receita de risoto chama-se ‘all’onda’. O nome vem do efeito que os grãos de arroz fazem ao final do preparo, quando você puxa o risoto com uma colher e ele está cremoso o suficiente para formar uma onda. Depois de adicionar duas conchas de caldo, experimente o risoto de vez em quando para não passar do ponto. Ele precisa estar firme no dente, mas não deve estar cru.
Antes de desligar o fogo, adicione o acompanhamento para risoto que você preferir: podem ser camarões cozidos, carne seca desfiada, costela e cogumelos, se for um risoto vegetariano. Na receita de risoto caprese, os acompanhamentos só entram depois da mantecatura.
Alguns ingredientes, como os Camarões descascados 30/50 Seara, deixam o preparo prático, já que vêm pré-cozidos, limpos e sem a casca. Para variar o sabor, você também pode fazer um prato sofisticado, como o Risoto de Alho-Poró com Copa Seara Gourmet e um Risoto de Linguiça Calabresa Seara com Tomate Seco, Rúcula e Queijo Grana Padano. Veja mais algumas receitas:
Para finalizar o risoto cremoso, desligue o fogo e acrescente uma boa quantidade de manteiga. O ingrediente vai dar sabor e brilho ao preparo, além de realizar o processo de mantecatura, que dá forma à mistura homogênea, cremosa e uniforme. A manteiga deve ser adicionada fria!
Agora vem o toque final: depois de mexer a manteiga vagarosamente, incorpore todos os ingredientes até obter o brilho e adicione o queijo ralado que você preferir, como parmesão ralado simples ou o queijo gorgonzola. Acerte o sabor da receita de risoto com sal e pimenta-do-reino e sirva em um prato fundo para mantê-lo aquecido.