A culinária vegana passou a fazer parte da sua vida? Então, você precisa de ideias de receitas veganas para montar o seu cardápio já! A boa notícia é que tem muitos pratos veganos, com carne vegetal, que são fáceis de fazer e que não demandam muito tempo dos iniciantes nesse mundo gastronomicamente saudável. Sem contar que é ótimo ter receitas na manga que agradam o seu paladar para aumentar as chances de você manter esse estilo de vida com tranquilidade.
A essência de uma dieta sem proteína animal é fazer substituições e incorporar novos alimentos na sua rotina alimentar. Por exemplo: você pode substituir a carne por leguminosas, como grão-de-bico, ervilha e lentilha. Também pode apostar no famoso hambúrguer vegano e no favorito quibe vegetariano. A seguir, você confere 6 receitas fáceis para um almoço ou jantar cheios de sabor. Vamos lá?
Você sabia que dá para incluir o hambúrguer no cardápio vegano? Os hambúrgueres vegetais, que são produzidos à base de soja, ervilha ou até beterraba, têm um gosto semelhante à carne moída de origem animal e o lado bom é que são ricos em nutrientes, como a vitamina B12. Com eles, você pode compor sanduíches, mas aqui a nossa sugestão é usar o hambúrguer vegano como opção de proteína no prato. Nesse caso, vale combinar com tomates italianos recheados de azeitonas e queijo vegano salpicado por cima. Para fazer, é super rápido: basta cortar os tomates ao meio, retirar um pouco da polpa, adicionar o recheio e levar ao forno. Seu almoço ou jantar está pronto em minutos!
Para os fãs de comida árabe, é possível encontrar kibes à base de soja que contam com sabor, textura e aparência de carne! Para os iniciantes na culinária vegana, uma dica fácil é combinar o kibe com o clássico duo de arroz e feijão, que é nutritivo e gostoso. Mas para sair do basicão, vale apostar no arroz 7 grãos, que contém, além do arroz integral, aveia, linhaça, quinoa, cevada, trigo e triticale, e no feijão carioquinha em vez do feijão preto. Você também pode trocar o feijão por grão-de-bico, que é rico em cálcio, ou por lentilha, que também é saudável por conter grande quantidade de ferro. Ambos ficam bem saborosos com arroz. E para colorir o seu prato vegano, transforme legumes cozidos em assados no azeite (com uma pitada de alecrim!) para garantir uma crosta dourada e bonita. Batata, mandioquinha e inhame são excelentes opções.
Receitas sem carne podem incluir cachorro-quente? Sim! A salsicha vegana é uma ótima opção de proteína para compor o seu cardápio de aperitivos – afinal, é sempre bom ter receitas fáceis de petiscos para preparar para amigos e família, né? A vantagem é que a salsicha é fácil de fazer e você pode servir tanto no pão de cachorro-quente quanto em pratos principais com acompanhamentos. Algumas ideias gostosas para servir junto são o purê de batata baroa, vinagrete e tofu. Se for servir cachorro-quente, não esqueça da batata palha. Vale arriscar, ainda, uma maionese vegana caseira, hein?
Um clássico da cozinha brasileira é o estrogonofe com arroz e batata frita! E é claro que o frango animal também pode ser substituído pelo frango produzido à base de soja ou ervilha para você fazer seu estrogonofe mais saudável. A vantagem é que o frango garante leveza à refeição e pode ser uma opção rápida e fácil para um jantar durante a semana. O bom é que o estrogonofe não tem muito mistério: basta combinar creme de leite vegetal, ketchup e mostarda com alguns temperos. E o creme de leite também pode ser vegano, ok? Você encontra essa opção nas prateleiras dos supermercados. Por fim, arroz e batata frita (que pode ser trocada pela batata palha, se você preferir), dão ainda mais sabor a esse prato cremoso.
O escondidinho é uma das receitas mais práticas para fazer durante a semana e a carne do recheio também pode ser vegetal. A combinação de batata com carne garante um almoço ou jantar saudável, leve e saboroso, principalmente se você combinar com uma generosa salada de folhas verdes e brotos comestíveis, como broto de feijão e broto de lentilha. Os brotos são excelentes fontes de antioxidantes, aminoácidos, vitaminas e minerais, e dão mais cor ao seu prato. Já a salada verde pode conter a clássica dupla de rúcula e tomate-cereja temperada com azeite, sal e pimenta-do-reino.
Se você gosta de yakissoba, saiba que esse clássico oriental também pode ser apreciado pelos adeptos da alimentação vegana. Basta apostar em frango ou carne vegetais feitos à base de soja ou ervilha, misturar com os seus legumes favoritos e temperar com molho shoyu – além do macarrão para yakissoba, que precisa ser sem ovos. Anote os ingredientes para garantir um mix perfeito: couve-flor, pimentão vermelho, cebola, acelga em pedaços, gengibre e pimenta-do-reino. Bom apetite!