Geralmente servida com legumes, a carne de panela na pressão é um prato tradicional da nas cozinhas brasileiras! Ela combina praticidade com um sabor irresistível, ideal para refeições simples – principalmente em dias frios. O prato é aconchegante, e tem aquele gostinho nostálgico casa de vó, além disso, a carne de panela na pressão é uma daquelas receitas perfeitas para quem não quer ter muito trabalho na cozinha.
A seguir, confira dicas para a carne de panela na pressão e aprenda um preparo simples e rápido!
Quando o assunto é preparar uma carne de panela na pressão, a dica é selecionar uma carne magra, que tenha textura firme e um sabor suave para que possa incorporar facilmente os outros ingredientes e temperos.
Pensando nisso, a sugestão é investir no Acém Friboi: uma carne mais magra, conhecida por sua textura firme e sabor suave. A recomendação para esse corte bovino é preparar com técnicas de cozimento lento, como na panela de pressão.
Enquanto cozinha, o Acém Friboi solta colágeno, elevando a textura e suculência da carne de panela. Além do sabor, o acém é muito valorizado por seu preço relativamente mais barato do que os outros cortes, transformando a o prato em uma receita econômica para as refeições do dia a dia.
Confira também: Qual a carne mais barata para fazer carne de panela?
1 – Coxão Mole Friboi: considerado um dos cortes mais macios e suculentos do boi. Além disso, é uma carne magra, com baixo teor de gordura e um sabor delicado.
2 – Músculo do Traseiro Bovino Friboi: macio e com sabor inconfundível! É uma carne praticamente sem gordura, perfeito para preparar ensopados.
3 – Costela Janelão Friboi: possui a quantidade de gordura ideal para garantir a suculência da receita de carne de panela.
Confira: Carne na panela de pressão: 7 receitas deliciosas para o dia a dia
Preparar uma carne de panela na pressão é bem simples. Mas existem algumas dicas para facilitar o preparo e garantir o
Veja o preparo completo:
Confira também: 14 receitas com carne de panela para fazer no almoço ou jantar
Uma das principais causas da carne de panela dura é o tempo de cozimento errado e a presença do colágeno. O colágeno derretido é o maior responsável por amaciar a peça. Por isso, se ela for cozida muito rápido e em temperaturas muito altas, o colágeno não vai ter tempo suficiente para derreter e amaciar a carne. Assim, o resultado será uma carne de panela dura e difícil de mastigar.
Saiba mais: Porque a carne de panela ficou dura?