O cachorro-quente é um dos lanches mais populares do cardápio de festa junina! Se ele for simples, é feito apenas com salsicha ao molho, e se for completo, pode ter uma infinidade de acompanhamentos, como milho, ketchup, mostarda, queijo e batata palha. O segredo para saber o que combina com cachorro-quente e o que vai em hot dog completo é explorar várias combinações!
A seguir, confira o que você pode servir com esse prato salgado para festa junina:
Escolher uma salsicha macia é o ideal para fazer um bom cachorro-quente junino. A Salsicha Hot Dog Seara é uma das opções mais tradicionais: é bem temperada, se destaca pela consistência mais firme e deixa o lanche super saboroso. A Salsicha Longuette Seara é igual a hot dog, porém 25% maior. E a Salsicha Defumada Seara se destaca pelo sabor marcante!
Os acompanhamentos são essenciais para complementar o sabor do cachorro-quente junino. Cada região do Brasil tem suas variações, como o Cachorro-Quente Paulista, mineiro, gaúcho, baiano, capixaba, entre outros. Veja o que combina melhor com cada um:
O hot dog completo também leva cheddar, bacon, milho e às vezes catupiry.

As versões completas têm batata palha, calabresa defumada e frango desfiado.

A versão super completa tem 2 e até 3 salsichas em um pão só! Mas, também leva:

Esse lanche tem um molho colorido – feito com cebola, alho, tomate picado e pimentão – e muitas vezes leva azeite de dendê, um ingrediente típico da região.

Nas barraquinhas de hot dog do Rio de Janeiro, os vendedores sempre perguntam se você quer salsicha ou linguiça. Ainda disponibilizam azeitona, uva passa e ovo de codorna para fazer um dogão completo:

O lanche é conhecido como kikão, em Manaus, e leva salsicha, molho de tomate, maionese, batata palha e queijo ralado. Já no Pará, o cachorro-quente tem ingredientes típicos da região: recebe molho de tucupi e folhas de jambú.
Veja também: Cachorro quente de linguiça? Prepare a melhor versão do hotdog
Para uma noite temática de cachorro-quente, a criatividade é o limite. Você pode montar uma estação com diversos tipos de pães, salsichas, molhos e complementos para que cada convidado monte seu lanche. Além disso, uma versão menor de hot dog é ideal para festas pequenas.
Alguns ingredientes são clássicos e indispensáveis:
Saiba mais: Como fazer molho de salsicha para cachorro-quente, macarrão e outras receitas
A ordem de montagem pode influenciar a textura e a experiência na hora de comer o cachorro-quente. Comece abrindo o pão e, se preferir, aqueça levemente. A salsicha junto com o molho vai no centro do pão já aquecido. Depois, adicione ketchup, mostarda e maionese diretamente sobre a salsicha. Coloque os ingredientes mais sólidos, como milho, ervilha e batata palha, mas finalize com queijo ralado e purê de batata, se desejar.
Um hot dog completo pode variar de acordo com a região, mas geralmente inclui:
A quantidade pode variar dependendo do apetite e do tamanho dos cachorros-quentes. O ideal é calcular de 2 a 3 cachorros-quentes por pessoa, considerando adultos que só vão comer hot dog e de 1 a 2 cachorros-quentes por criança.
Confira também: 10 formas de fazer cachorro-quente de forno
As bebidas ideais para acompanhar cachorros-quentes são: