Com uma textura firme e superfície lisinha, o famoso pudim de padaria é um verdadeiro sonho quando o assunto é servir a sobremesa perfeita no fim de semana com a família. Conseguir aquele pudim sensacional e sem furinhos pode até parecer um desafio, mas com nossos truques simples, você pode prepará-lo em casa como um verdadeiro confeiteiro e ainda surpreender todos os seus convidados!
A seguir, confira 10 dicas infalíveis para preparar um pudim de padaria em casa!
A qualidade dos ingredientes é o primeiro passo para o sucesso de qualquer receita! Para o pudim perfeito, a dica é investir em ovos frescos e adicionar baunilha na massa para acentuar o sabor da sobremesa.
O mise en place nada mais é do que separar e organizar todos os ingredientes de uma receita. Essa etapa também é muito importante no preparo do pudim, por isso, vale tirar os ingredientes da geladeira com antecedência para que todos estejam em temperatura ambiente na hora de preparar.
Servir um pudim sem furinhos é a garantia do sucesso do docinho pós-almoço. Para isso, o primeiro passo é bater a massa à mão. Os buraquinhos no pudim são decorrentes do ar dentro da massa. Por isso, a dica é usar um fuê e mexer com calma, para retirar todo o ar de dentro dela. (Se você gostar do pudim com furinhos, pode bater no liquidificador!

O segredo das padarias para garantir um pudim bem firme é adicionar ½ xícara de biscoito maizena na massa. A textura pode ficar um pouco diferente, mas a massa com certeza ficará bem firme, sem perigo de desandar!

Conferir o aspecto lisinho à receita é bem fácil. Depois de bater com o fuê, asse o pudim em temperatura baixa: 180ºC. Isso pode demorar um pouco mais, mas tenha paciência, com certeza ele vai ficar bem lisinho e bonito!

É muito importante assar o pudim em banho-maria. Nesse caso, a água do banho-maria é responsável por distribuir a temperatura uniformemente pela forma, assim, a massa não corre o risco de ferver.
Você sabe para que serve o papel-alumínio no pudim? Quando for colocar para assar, não se esqueça de cobrir a forma com papel alumínio. Isso ajuda a não queimar nas bordinhas, nem ficar seco na base.
Na hora de derreter o açúcar, é importante prestar atenção na coloração da calda do pudim. Misture a Margarina Doriana sem Sal e, assim que ela começar a ficar amarela você já pode desligar o fogo. Assim, ele continua cozinhando com o próprio calor da panela e você não corre o risco de queimar o caramelo e deixá-lo amargo.

Veja mais: Como fazer caramelo para pudim: as dicas definitivas!
Depois de seguir todas as etapas do pudim, chegou a hora de desenformar e servir. Essa parte pode ser um pouco mais complexa, mas, para tirar o pudim da fôrma de forma fácil, sem que ele se quebre, basta deixá-lo na geladeira para que fique bem firme. Depois, aqueça o fundo da forma na na boca do fogão para que o caramelo derreta. Assim, o a sobremesa vai escorregar como uma luva e se desenformar bem sem erro nenhum!
A parte mais importante do preparo do pudim é seguir todos os passos da receita, sem pular nada. Preste bastante atenção na proporção dos ingredientes e tenha bastante paciência para servir essa sobremesa tão apetitosa em uma refeição especial com a família.
Confira o modo de preparo da receita de Pudim de Leite Condensado: