Protagonista de lanches fáceis e diversas receitas de aperitivos, a mortadela é um frio versátil, que conquista a todos pelo seu aroma e sabor inconfundíveis. No lanche da tarde, ela ganha destaque no pão com mortadela, na torta de mortadela, além do patê de mortadela para rechear sanduíches com o frio. Já como aperitivo, o bolinho de mortadela e a mortadela frita em cubinhos são ótimas sugestões de aperitivos fáceis para compartilhar com os amigos.
Se você adora o sabor desse frio especial e não sabe o que fazer com mortadela, separamos 11 receitas com mortadela muito saborosas para fazer lanches e aperitivos no fim de semana. Confira a lista!
A receita de Mini Pão Português com Fatias de Mortadela Defumada é uma ótima opção para aqueles que gostam de sair do básico. Feita com a Mortadela Defumada Seara Gourmet, que é duplamente defumada, cozida no vapor por 9 horas e conta com temperos especiais, o preparo ensina a incrementar o sanduíche de mortadela combinando o sabor característico do frio com confit de tomate cereja e maionese de ervas finas. Tudo isso dentro de mini pães portugueses que, no fim, também podem ser servidos como aperitivos – embora sejam uma opção de lanche da tarde fácil e saboroso para fazer em casa.
Quer fazer um lanche especial? A Torta de Mortadela com Queijo Gruyere pode ganhar um toque de sabor a mais com a Mortadela Duplamente Defumada Seara Gourmet. Nessa sugestão, a torta de mortadela é inspirada na clássica galette francesa: uma espécie de torta aberta feita com massa crocante e recheios a sua escolha. Para rechear, escolhemos o queijo gruyere que tem uma textura cremosa e um sabor adocicado, mas você pode utilizar o queijo de sua preferência. Também incluímos fatias de figos frescos que irão compor a massa leve de farinha de grão-de-bico. O resultado só poderia ser um lanche de mortadela surpreendente e muito saboroso, que também serve como ótima receita para almoço e jantar.
Para rechear sanduíches ou compor uma bela tábua de frios com torradinhas, aprender como fazer patê de mortadela pode incrementar receitas de lanches rápidos e aperitivos.
Como fazer patê de mortadela: basta bater no liquidificador 1 caixa de creme de leite com 2 colheres (sopa) de maionese, 1 colher (sopa) de cebola picada e 150 gramas de Mortadela Duplamente Defumada Seara Gourmet até ficar cremoso. Se quiser, coloque também um pouco de salsinha e cebolinha picada a gosto, adicione 1 colher (sopa) de azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino. A Mortadela Seara Gourmet é feita com carnes de qualidade, tempero marcante e ingredientes selecionados que soltam um aroma irresistível, ideal para saborear em diversas ocasiões.
Das receitas de lanches com mortadela que agradam uma família inteira, a pizza certamente é uma das mais conhecidas e apreciadas. Para fazer uma Pizza de Mortadela, nossa dica é apostar na Mortadela Duplamente Defumada Seara Gourmet e incrementar a receita com mozzarella de búfala e o famoso molho pesto, feito com manjericão, nozes, parmesão ralado e bastante azeite. Para dar ainda mais sabor ao lanche gourmet, adicione azeitonas pretas (tipo Azapa), e finalize com folhas de manjericão a gosto.
Aperitivos fáceis são os atrativos principais de uma sexta-feira à noite com amigos. Pensando nisso, trouxemos a receita de Croquete de Mortadela com Pistache para você experimentar quando estiver organizando um happy hour em casa. O lanche, que funciona muito bem como petisco, ganha um toque de chef ao combinar o sabor característico da Mortadela Duplamente Defumada Seara Gourmet, com farinha de pistache moído, cebola e queijo parmesão que, depois de processados, viram em um delicioso croquete. Para complementar, você ainda pode preparar um molho cítrico de limão e iogurte e servir como acompanhamento!
O bolinho de mortadela é uma ótima ideia de petisco para preparar no fim de semana, quando comidas rápidas e práticas caem bem! O recheio é simples: basta picar a Mortadela Fatiada Seara em pedaços pequenos e refogar a iguaria com alho, cebola e azeite em uma panela. Você pode adicionar os temperos de sua preferência, como sal, pimenta-do-reino e páprica doce. Já a massa pode ser feita com farinha de trigo e ½ xícara (chá) de batata-baroa cozida e espremida.
Como fazer bolinho de mortadela: quando o refogado estiver pronto, basta adicionar 2 xícaras de farinha de trigo e misturar bem para não formar grumos. Depois, cozinhe até desprender do fundo da panela e transfira a massa para uma superfície enfarinhada. Deixe amornar e adicione a batata-baroa, misturando bem até incorporar todos os ingredientes. Modele as bolinhas com pequenas porções da massa nas mãos e leve para fritar sob imersão de óleo quente! Para acompanhar o bolinho de mortadela, nossa dica é preparar um molho de pimenta caseiro, usando pimenta biquinho e alcaparras a gosto!
Você já ouviu falar na mortadela crispy? Dos petiscos mais fáceis e rápidos da nossa lista, essa opção é deliciosa para comer como tira-gosto ou adicionar um toque de sabor a mais em outros pratos. Para preparar o crisp de mortadela frita e crocante, você só precisa seguir duas etapas: a primeira é cortar a mortadela em fatias bem finas, como se fosse bacon fatiado e a segunda é colocar no microondas por 1 minuto. Depois, basta esperar esfriar e servir com um molho agridoce, como a combinação de vinagre de arroz, açúcar mascavo, molho shoyu, sal, ketchup, amido de milho e pimenta.
A receita de Trouxinha de Mortadela também é uma boa pedida para complementar as suas opções de aperitivos fáceis com essa iguaria. Na nossa receita, a gente te ensina a transformar a Mortadela Duplamente Defumada Seara Gourmet em mini trouxinhas recheadas com creme de queijo e tapenade, que devem ser amarradas com alho-poró para compor uma tábua de frios gourmet. A sugestão ainda combina com outros frios e petiscos sofisticados que podem realçar o sabor do frio, como a combinação de mortadela e salaminho. Você pode servir as trouxinhas em uma tábua de madeira, junto com pães e torradas caprese, geleias de frutas, aperitivos de salame italiano e caponatas de berinjela.
Para fazer um lanche saboroso, que tal experimentar a receita de Pastel de Mortadela Seara? Seu recheio é simples e combina um refogado de cebola no azeite, com orégano, manjericão, queijo prato ralado, azeitonas e mortadela fatiada. Já o pastel em si, deve ser feito com a clássica massa para pastel pronta, que deixa a receita muito mais prática. Você pode fritar os pastéis de mortadela por imersão no óleo quente e servir com um molho de mel e mostarda. Essa receita fica deliciosa e combina superbem como um lanche de sábado à noite, ao lado de cervejas refrescantes.
Procurando um lanche saboroso? Para fechar a lista com uma ideia deliciosa, nossa receita de Sanduíche de Mortadela Defumada com Cogumelos combina o sabor duplamente defumado da iguaria de Seara Gourmet com um delicioso molho branco de queijo meia cura e cogumelos Paris fatiados. Os temperos ficam por sua conta, podendo ser uma pitada de sal, noz-moscada e pimenta-do-reino! Já para complementar o lanche da tarde, vale a pena apostar em umas batatas rústicas assadas, com toque de alecrim e azeite.
Por último, mas não menos saboroso, a mortadela frita é uma sugestão de aperitivo fácil que você também pode fazer com a iguaria. O modo de preparo não poderia ser mais simples: depois de cortar a Mortadela Duplamente Defumada Seara Gourmet em cubos ou em tiras de mais ou menos 1 dedo de espessura, basta fritar a mortadela em uma frigideira antiaderente com 1 colher (sopa) de óleo até os cubos dourarem. Se preferir, prepare uma versão de mortadela frita empanada: bata dois ovos em uma tigela, passe as tiras de mortadela defumada e empane com farinha de rosca. Depois é só fritar as tiras empanadas e servir com um molho de queijo.