Procurando o que fazer com as sobras da ceia de Natal? Nesta época do ano, é inevitável todo mundo comer, sair satisfeito e ainda restar uma montanha de sobras na geladeira após a festa natalina. Por isso, selecionamos 6 receitas práticas para você transformar as sobras de peru, pernil, tender e outras proteínas festivas em refeições verdadeiramente deliciosas – do tradicional salpicão de frango desfiado a um delicioso bolinho de pernil. Confira a seguir:
Entre os pratos da ceia de Natal mais tradicionais, o tender é uma das proteínas mais versáteis. Com ele dá para criar uma variedade de pratos deliciosos, combinar molhos e testar diferentes tipos de temperos. Para as sobras do tender de Natal, uma boa dica é a nossa torta de ricota com tender e cogumelos. Além de ser saborosa e prática de fazer, essa torta caseira tem uma apresentação impecável que combina com diferentes ocasiões. Você pode servi-la no almoço do dia 25, na hora do lanche ou em algum jantar entre o Natal e o Ano Novo.
É possível fazer uma série de receitas com sobras de peru – de um simples bolinho a um delicioso arroz de forno. Mas se você está em busca de um prato mais leve, especialmente após a fartura da ceia de Natal, uma salada é uma ótima pedida. Quer uma ideia? Para o molho, bata no liquidificador 50 ml de azeite, 3 colheres (sopa) de vinagre de maçã, 1 colher (sopa) de mostarda Dijon, 1 colher (sopa) de salsa picada e 1 dente de alho picado. Reserve.
Depois, em uma travessa, disponha as folhas de meio pé de alface, 400 gramas de peru ligeiramente desfiado, 6 ovos cozidos cortados ao meio, 2 abacates médios fatiados e 4 tomates médios, divididos em quatro. Regue com o molho e finalize a salada com um mix de grãos e sementes (chia, gergelim, etc.).
Que tal criar deliciosos espetinhos com as sobras de Natal? Aqui estão duas receitas com frango para você se inspirar: o espetinho de frango com molho de ervas, preparado no forno e servido ao lado de batatas ao murro, e o espetinho de frango árabe, que tem a companhia de um saboroso vinagrete de melaço. Se quiser, também é possível preparar espetinhos com as sobras de outras proteínas natalinas. A nossa receita de espetinho de tender assado com espumante, por exemplo, é uma ótima ideia para você experimentar.
Para as sobras de Fiesta da ceia de Natal, você pode fazer uma deliciosa receita de batata recheada. Veja como o preparo é simples: depois de lavar e secar 4 batatas grandes, fure vários pontos com um garfo e unte toda a superfície com azeite. Coloque as batatas em uma assadeira grande e leve ao forno a 180 °C por 45 minutos ou até que elas estejam macias.
Em seguida, corte as batatas ao meio no sentido do comprimento e retire a polpa com uma colher, deixando cerca de 5 mm de espessura em cada casca. Coloque a polpa da batata em uma tigela média e adicione 200 gramas de Fiesta desfiado, ½ xícara de creme de leite, 6 colheres (sopa) de manteiga, ½ xícara de queijo parmesão ralado, ½ colher (chá) de alho em pó, além de sal e pimenta-do-reino a gosto. Amasse tudo com um garfo até atingir a consistência desejada.
Encha as cascas de batata uniformemente com o recheio de Fiesta e purê. Cubra cada batata com um pouco de queijo ralado e leve ao forno. Asse por 15 a 20 minutos ou até o queijo derreter. Retire do forno e cubra cada batata com bacon frito em cubinhos. Sirva quente.
Outra proteína tradicional da ceia de Natal, o pernil pode se transformar em um saboroso bolinho depois da festa. Experimente, por exemplo, a nossa receita de bolinho de pernil com geleia de maçã e pimenta. É, sem dúvida, uma ótima opção para receber os amigos em casa depois do Natal ou incrementar a mesa da confraternização de Ano Novo.
Quando se trata das sobras da ceia de Natal, o salpicão de frango é um dos pratos mais requisitados do pós-festa. Isso acontece porque, além de saboroso e agradar a todos, ele é um acompanhamento versátil e fácil de fazer. De fato, não é difícil deixar uma receita de salpicão de frango saborosa. Basta desfiar o frango temperado que sobrou da ceia e misturá-lo com os ingredientes de sua preferência (milho, ervilha, cenoura, aipo, maçã, passas, entre outros). Depois é só incorporar a maionese ou iogurte e finalizar o prato com a tradicional batata palha. Mais simples que isso, impossível!