Ele é um dos acompanhamentos mais pedidos em restaurantes, uma ótima escolha para aquele almoço em família e muito querido na culinária brasileira: o arroz à piamontese. Sinônimo de cremosidade e com um sabor marcante, esse prato é capaz de providenciar um toque especial que transforma uma refeição simples em algo digno de ocasião. Versátil, pode ser servido com carnes de origens variadas (ou até sem elas) – e é o par perfeito para o clássico medalhão de filé mignon.
Mas afinal, você sabe o que significa “à piamontese”? De onde vem essa receita? E como preparar uma versão simples, mas cheia de sabor, aí na sua casa? Aqui, faremos um guia completo desse verdadeiro coringa para qualquer evento e que vai te deixar com água na boca.
Apesar do nome de nascença, “arroz à piemontesa”, sugerir uma origem europeia, mais especificamente da região de Piemonte, no norte da Itália, o “arroz à piamontese”, como ficou conhecido aqui no Brasil, é uma criação feita em território nacional, apenas baseado na cozinha italiana.
Na culinária piemontesa original, os pratos costumam ser encorpados, com uso de queijos, cogumelos e manteiga. Daí vem a inspiração para essa versão abrasileirada, criada por imigrantes italianos vindos do Piemonte, Lombardia e Vêneto, que se instalaram em São Paulo um século atrás, e não encontraram os ingredientes originais para reproduzi-lo: um arroz cremoso feito com creme de leite, champignon e queijo. É quase um primo do risoto, mas com um preparo mais simples e que não precisa do arroz arbóreo, pode ser feito com o agulhinha que você tem na sua casa.
A base do prato é o arroz branco já cozido. Depois de pronto, ele é misturado a ingredientes que garantem sua textura cremosa e sabor marcante: creme de leite, champignon fatiado, queijo parmesão ralado e margarina. Pode até colocar um requeijão se quiser algo mais robusto e encorpado.
A margarina é, inclusive, um segredo importante para deixar o prato ainda mais saboroso e com aquele brilho bonito no final. E o resultado? Um arroz cremoso, denso, com sabor de comida de restaurante — só que feito por você.
O arroz piamontese é um prato extremamente flexível que combina com diversos pratos, principalmente por ter um gosto mais neutro, devido ao creme de leite. As opções mais populares entre os que querem complementar essa refeição costumam ser:
Ingredientes:
Modo de preparo: