Preparar uma carne assada na panela de pressão é uma ótima maneira de servir um prato simples e suculento para a família no almoço de domingo. Quando o assunto é receita reconfortante, nada melhor do que uma carne de panela desmanchando na boca! Você sabe como fazer carne assada na panela de pressão? A seguir, você confere dicas para o preparo e uma receita super saborosa. Aproveite!
Para preparar uma boa carne assada na panela de pressão, a recomendação é sempre investir em cortes que apresentam uma textura firme e sabor suave para facilitar a incorporação dos sabores dos temperos e outros ingredientes. Além disso, é importante que a carne escolhida tenha um percentual de gordura baixo. Pensando nessas indicações, confira algumas sugestões para a carne assada na panela de pressão:
1 – Acém Friboi: carne magra e macia, com textura firme e sabor suave. Depois de cozida, a carne solta colágeno, elevando ainda mais a maciez e suculência do corte.
2 – Músculo Bovino Friboi: possui uma textura um pouco mais fibrosa, e praticamente sem gordura. Por isso, é muito indicado para ser feito em preparos mais longos e em ensopados.
3 – Costela Janelão Friboi: possui a quantidade de gordura ideal para garantir a suculência da receita de carne assada na panela de pressão.
Saiba mais: Qual a carne mais barata para fazer carne de panela?
O passo a passo de como fazer carne assada na panela de pressão é super simples, e o resultado é sempre de dar água na boca. Nessa receita, o prato é feito com Costela Janelão Friboi e incrementado com suco de laranja e melaço, os responsáveis por trazer um toque agridoce à refeição. O preparo rende cerca de 6 porções e fica pronto em apenas 40 minutos. Confira!
Ingredientes:
Modo de preparo:
Veja também: 14 receitas com carne de panela para fazer no almoço ou jantar
Quando preparada na panela de pressão, a carne muda de cor. Primeiro, ela mais rosada, depois de cozida, ela fica bem amarronzada. Por isso, a recomendação é continuar cozinhando até que a cor marrom fique bem uniforma por toda a peça. Além disso, existem algumas outras maneiras de verificar se a carne assada está no ponto. Confira:
1 – Tempo de Cozimento: essa etapa pode variar dependendo da espessura da carne e da potência do fogão. Mas, depois que a carne perde o aspecto rosado, a recomendação é que cotinue sendo cozida por até 7 minutos.
2 – Textura: para saber se a carne assada está no ponto, pressione um pedaço dela com a ajuda de uma colher ou de um garfo. Feito isso, se ela es desfizer facilmente e não soltar aquele líquido vermelho, típico de carne crua, é sinal de que já está pronta.
Cozinhar por pouco tempo e em temperaturas altas pode acabar deixando a sua carne com um aspecto mais endurecido. Isso acontece porque, quando a carne é preparada nessas condições, o colágeno não tem tempo o suficiente para derreter e fazer o seu papel de amaciar a carne. Por isso, ela acaba ficando um pouco mais rígida e difícil de mastigar.
Saiba mais sobre: Porque a carne de panela ficou dura?