Você sabe como fazer patê de sardinha? Se não sabe, fique tranquilo, pois essa é uma receita fácil, rápida e deliciosa, perfeita para incluir no cardápio semanal. Esse patê pode ser servido em um lanche da tarde, em um café da manhã saudável e até como um petisco para comer com vinho.
Mas o melhor de tudo é que, além de ser extremamente saboroso, o patê de sardinha é super nutritivo e faz bem para a saúde. Isso porque a sardinha é um peixe rico em ômega 3, um tipo de gordura poli-insaturada que reduz os riscos de problemas cardiovasculares, ajuda a controlar os níveis de colesterol e glicemia, e diminui os riscos de desenvolver câncer.
A seguir, veja como fazer um patê de sardinha delicioso e saudável:
Além do patê de sardinha ser super rápido e fácil de fazer, essa é uma receita com poucos ingredientes. Esses ingredientes são simples e é bem provável que você já tenha em casa. O principal, claro, é a Sardinha Espalmada Swift, que já vem limpa e pronta para ser preparada, facilitando ainda mais o processo. Além da sardinha, também é muito comum usar maionese e creme de leite no preparo do patê. Os demais ingredientes vão depender do gosto pessoal de cada um, mas, geralmente, é colocado cebola picadinha, salsinha e cebolinha. Veja como fazer patê de sardinha simples com maionese:
Ingredientes:
Modo de preparo

Além da maionese, o patê de sardinha também pode ser feito com molho de tomate. O preparo é bem parecido com o patê de sardinha tradicional, mas nesse caso, sem maioonese e creme de leite. Por não levar esses dois ingredientes, esse patê fica menos cremoso, mas é uma opção mais light e indicada para intolerantes a lactose.
Para fazer o patê de sardinha com molho de tomate, você vai precisar fazer num molho de tomate caseiro bem fresquinho, com ervas frescas para realçar o sabor do prato. No entanto, as etapas do processo são bem parecidas com a citada acima, mas mais simples ainda. Basta grelhar o peixe em uma frigideira quente, desfiá-lo e misturá-lo ao molho de tomate.
Veja como preparar o melhor molho de tomate caseiro que você já viu
Depois de pronto, o patê de sardinha dura em torno de 3 dias na geladeira. Para preservá-lo, uma dica é armazenar o patê em um pote de vidro vedado. Isso vai evitar a proriferação de bactérias e que o patê estrague.
O patê de sardinha é uma receita versátil que combina com uma série de ocasiões. Ele pode ser servido em um sanduíche no lanche ou no café da manhã, como também pode ser servido com torradinhas em uma noite de petiscos com os amigos. Uma opção menos calórica que combina com o patê de sardinha são os palitinhos de vegetais, como a cenoura e o pepino.