Brunch e tábua de frios fazem uma combinação culinária perfeita! É que os petiscos como presunto, salame, peito de peru e mortadela defumada são leves para esse tipo de refeição e agradam à maioria dos convidados. O brunch é uma espécie de café da manhã servido mais tarde que se mistura com o almoço. O costume vem das famílias britânicas, que se reúnem aos domingos e feriados para saborearem os petiscos. Daí vem a junção do nome: breakfast (de café da manhã) com almoço (lunch). A refeição, que chega a ser um verdadeiro evento, caiu no gosto dos brasileiros e virou tendência, principalmente durante o verão. Por isso, o Minha Receita te mostra a seguir como montar uma tábua de frios, com direito a sugestões de itens e acompanhamentos para um brunch de domingo com a sua família e amigos. Confira!
Enquanto no café da manhã a ideia é saborear comidas mais leves, como queijo branco, presunto e peito de peru, no brunch você pode adicionar todo tipo de frios, como pepperoni, salames, presunto de parma, lombo e mortadela. Reserve uma tábua de madeira com embutidos organizados em fatias abertas, enroladas ou em pedaços, ou prato de frios contendo o mesmo tipo em diferentes variações, como um mix de queijo gorgonzola, provolone e brie em um único lugar.
Inspire-se em algumas sugestões:
Veja como dobrar frios para deixar sua mesa ou tábua de frios bem arrumada!
Além dos frios, não esqueça de complementar sua tábua de frios com molhos, patês, geleias, pães, torradas e biscoitos. Eles vão servir para satisfazer seus convidados e para deixar os salames, presuntos e queijos ainda mais gostosos. Veja:
Patês e pastas: são ótimas opções para dar cremosidade e leveza à sua mesa de frios. Algumas sugestões são o patê de presunto, o patê de salsicha de pernil e as pastas de azeitonas pretas e tomate seco.
Doces: sua mesa de frios também pode ter itens doces para agradar a quem curte paladar agridoce. Geleias de frutas, como morango e frutas vermelhas, além daquelas que unem o doce e o salgado, como a geleia de maçã com alho e manteiga cítrica, são boas opções. Você também pode colocar goiabada à mesa, que casa com queijo branco, e damasco, que faz dupla irresistível com queijo brie.
Pães, torradas, palitinhos: eles não podem faltar, afinal, são a base para o recheio dos patês e dos frios embutidos. Varie as versões com pães artesanais, australianos e pães de queijo, torradas com grãos e palitinhos de queijo e cebola.
Frutas secas: castanhas, amendoim, passas e outras frutas secas são uma delícia para saborear como aperitivo, principalmente se você servir em um mix, tudo junto.
Os frios são os protagonistas da mesa, mas um delicioso (e bonito!) brunch também requer outras receitas com eles. Veja algumas ideias:
Canapés: pão integral cortadinho em pedaços, salame e patê garantem a montagem de um canapé simples e gostoso para servir na mesa de frios do brunch. A dica é deixar ao lado um molho de mostarda Dijon ou geleia de pimenta para seus convidados servirem na hora.
Bruschetta: uma tábua de frios chique é a impressão que a bruschetta pode causar no seu brunch de domingo. O melhor de tudo é que ela é fácil de fazer porque exige apenas torradas passadas no alho com tomate e manjericão regados no azeite. Para combinar, aposte no presunto de parma ou na copa italiana como cobertura. Fica uma delícia!
Espetinho de frios: essa ideia é rápida e garante uma decoração bem bonita na sua mesa de frios. Combine pedaços de queijo, presunto, salame e o que mais você gostar nos palitinhos. Também vale enrolar fatias de frios e prender nos palitos. E que tal adicionar pedaços de frutas, como manga e abacaxi, para refrescar? Fica a dica!