Saber como temperar frango faz toda a diferença para conseguir uma carne macia, suculenta, douradinha e cheia de sabor. Para essa proteína tão versátil, há um mundo de possibilidades à sua espera. A escolha dos condimentos é feita a gosto, mas para preparar um frango bem temperado ou marinado é importante levar em conta a combinação de alguns fatores, como o tipo de corte (peito, coxa, asinha de frango, entre outros), o tempo disponível e a própria receita. Apostar em uma boa marinada para frango, por exemplo, é uma ótima dica para caprichar no sabor e servir um frango super macio e suculento, mas exige mais tempo de preparo.
Para fazer misturas saborosas e preparar um filé de frango grelhado suculento ou uma sobrecoxa no forno, as dicas a seguir vão te ensinar como temperar frango para assar, para grelhar e até como temperar frango desfiado. Confira!
Cada corte de frango precisa de cuidados específicos que variam de acordo com as suas características e que vão além da escolha dos temperos. Para que a sua receita de frango grelhado seja um sucesso, aprender como temperar frango faz toda a diferença no preparo!
Passo a passo de como temperar filé de frango:
1. Comece esfregando os dois lados da carne com sal, pimenta-do-reino, alho, cebola, páprica e manjericão seco;
2. Acrescente um ingrediente ácido, que pode ser vinagre, suco de limão ou suco de laranja, junto com uma gordura – que pode ser azeite – para completar a marinada;
3. Depois, deixe a carne marinando na geladeira por pelo menos 30 minutos antes do preparo;
4. Após essa etapa, coloque um ou dois filés para grelhar em uma frigideira já aquecida e termine o preparo adicionando uma colher de manteiga para dar um toque final de sabor e suculência.
Se você é do tipo que gosta de sabores mais fortes, vale a pena testar novas combinações de temperos para a marinada. No vídeo a seguir, o Minha Receita separou várias dicas de como temperar filé de frango com uma pastinha à base de manteiga, especiarias como páprica defumada, tabasco, cominho moído e açúcar mascavo. Confira:
Embora o frango assado seja um clássico na mesa dos brasileiros, há muitas dúvidas sobre como temperar frango inteiro para deixá-lo cheio de sabor. Se você é do time que não abre mão da praticidade, espalhe apenas sal e pimenta-do-reino por toda a ave, incluindo o interior, pouco tempo antes de assar.
No entanto, caso você tenha um pouco mais de tempo, a melhor coisa a se fazer é deixar o frango marinando de um dia para o outro ou por, pelo menos, 12 horas. Aposte em um dos temperos para frango de padaria. Dessa forma a carne fica mais macia, saborosa e suculenta.
Para ter ainda mais praticidade no dia a dia, a linha Seara Assa Fácil conta com proteínas que podem ser preparadas de forma muito mais fácil. Um bom exemplo é o Frango Inteiro Assa Fácil Seara, que já vem com temperos naturais de ervas finas e pode ir direto do freezer para o forno, garantindo um frango assado macio, suculento e sem fazer nenhuma sujeira!
Para ter um frango bem molhadinho, que não resseca no forno, outra dica infalível é colocar alguns pedacinhos de manteiga entre a carne e a pele da ave. No caso do frango assado inteiro, também vale a pena preencher a cavidade com cebola cortada, limão e algumas ervas, como tomilho e alecrim.
Se a sua ideia é aprender como temperar frango frito, incluindo cortes de coxa e asa de frango, a técnica de marinar na salmoura (salgar) funciona muito bem. Para prepará-la é bem simples: em um recipiente com água morna, adicione o sal (1 colher de sopa de sal para cada xícara de água) e o mix de tempero para frango de sua preferência. Na sequência, mergulhe os cortes na mistura, cubra e leve à geladeira por 1 a 2 horas.
Para não perder muito tempo na cozinha, invista em cortes temperados, como a Coxinha da Asa Temperada Suculentíssima Seara, que vem com sabor de ervas finas e separada em um saco com zip abre e fecha. Além de deixar a carne mais saborosa, esse tempero pronto garante um interior macio e suculento! Veja como fazer a receita de Frango Frito:
O frango à passarinho também pode ser frito sob imersão em óleo ou assado no forno até ficar bem douradinho e com a pele crocante. A escolha dos temperos depende do que sabor que você gosta! Uma mistura interessante é combinar temperos em pó, como sal, alho e páprica doce, junto com um pouco de azeite e farinha. Aprenda a fazer um frango à passarinho frito crocante:
Para o churrasco em casa, cortes como coxa, sobrecoxa e asinha são as opções mais suculentas. O segredo na hora de temperar é preparar marinadas agridoces, com barbecue e outros temperos que deixam a carne bem saborosa. Você pode usar alho picado, páprica doce, páprica defumada, tabasco, molho inglês e mostarda amarela.
A asinha de frango é um corte que precisa de bastante tempo para absorver o sabor dos temperos da marinada ou da mistura que você escolher preparar. Para fazer a asa de frango no churrasco, aposte em temperos líquidos e secos, como ervas frescas, e acrescente suco de limão, laranja ou molho shoyu.
A receita de Coxa e Sobrecoxa Ensopados na Cachaça define bem o que você pode fazer para dar sabor a esses cortes de frango. Quando assados no forno ou cortados em forma de filé, eles ficam saborosos, mas precisam da ajuda das marinadas de cerveja e cachaça, principalmente se forem temperadas com ervas e azeite.
O frango desfiado é um corte saboroso, mas precisa de atenção aos detalhes para não ficar ressecado. Caso contrário, pode ficar seco, pois vem do filé de peito da ave. Para aprender como temperar frango desfiado, cozinhe a carne junto com um Caldo de Galinha e tempere com maionese, mostarda e sal. Você também pode colocar aipo picado, cebola roxa, uva passa e aneto.
Publicado em 07 de outubro de 2020.
Atualizado em 19 de julho de 2023.