Campo Grande, a vibrante capital do Mato Grosso do Sul, é conhecida por sua culinária rica e diversificada. A gastronomia da região combina influências indígenas, africanas e portuguesas, resultando em pratos únicos e delicioso. Se você está curioso para conhecer melhor a culinária mato-sul-matogrossense, aqui estão cinco receitas locais que você deve conhecer e experimentar!
Veja também: Sanduíche de carne de fraldinha

A chipa é muito mais que um simples pão de queijo: é uma iguaria tradicional da culinária paraguaia, com um sabor e textura únicos que conquistaram o paladar de muitos brasileiros, especialmente no Mato Grosso do Sul. A chipa é uma delícia e pode ser consumida no café da manhã, lanche da tarde ou como acompanhamento de outros pratos.
Ingredientes:
Modo de Preparo:

O arroz carreteiro é um prato tradicional que surgiu no século XIX, criado pelos mercadores que viajavam longas distâncias e precisavam de uma refeição prática e durável. Seu nome vem das carretas usadas para transporte. Apesar de algumas variações regionais, a base da receita se mantém: arroz, carne seca (charque), linguiça e temperos. É um prato completo e saboroso, que pode ser feito com outros tipos de carne, como a Linguiça Calabresa Seara ou até mesmo o popular arroz carreteiro com sobra de churrasco, que é uma alternativa ao desperdício.

O arroz com pequi combina o sabor neutro do arroz com o aroma e gosto marcantes do pequi, um fruto do cerrado de sabor intenso e ligeiramente ácido. O pequi é geralmente adicionado ao arroz já cozido, refogado com alho e temperos a gosto, e sua polpa macia se desmancha na boca, liberando um sabor único.
Ingredientes:
Modo de Preparo:

O cozido de costela suína com mandioca é popular em várias regiões do Brasil, mas especialmente típico do Centro-Oeste, onde a mandioca e cortes de carne suína fazem parte da culinária regional. Mato Grosso do Sul, em particular, valoriza pratos com mandioca e carne suína, como essa combinação de ingredientes locais. Conheça essa receita!
O curau de milho doce é um prato típico do Mato Grosso do Sul e muito usado em festas juninas. Ele tem sabor doce e textura pastosa. Conhecida como curau de milho verde, jimbelê ou canjica, a receita de curau de milho tem origem africana e deve combinar creme de milho verde, leite comum ou de coco, açúcar e canela em pó. Para aprender como fazer curau de milho, veja as dicas abaixo!
Essas cinco receitas representam a rica tradição culinária de Campo Grande e oferecem um gostinho autêntico da gastronomia do Mato Grosso do Sul. Experimente essas delícias em sua casa e descubra o sabor vibrante da capital sul-mato-grossense. Bom apetite!
Conheça também: Picanha Recheada