O contrafilé é um dos cortes da carne bovina mais consumidos pelos brasileiros! É muito comum encontrá-lo em diferentes receitas e também em churrascos, especialmente no churrasco para iniciantes, já que é uma carne fácil de acertar o ponto. Muita gente nem imagina, mas é a partir do contrafilé que se origina alguns dos cortes mais apreciados em diversas culinárias do mundo, como o famoso ancho bovino e o bife de tira.
Apesar do contrafilé ser uma carne bastante presente na cozinha do Brasil, aproveitá-lo ao máximo ainda é um desafio. Por isso, a seguir, você vai ver como fazer contrafilé e quais são suas principais características!
O contrafilé é considerado uma carne nobre. Tem uma textura macia, molhadinha e bem firme. Além disso, conta ainda com uma capa de gordura que consegue deixar seu sabor ainda mais marcante e suculento. A carne contrafilé recebe este nome porque está na região contrária ao filé mignon. Os dois cortes são separados apenas pelas vértebras lombares do boi. Além disso, é relativamente fácil aprender como reconhecer o contra filé: trata-se do corte bovino mais longo que existe. O contrafilé costuma ser muito utilizado em receitas assadas e grelhadas, podendo ser incluído nos mais diferentes pratos.

O nome “contrafilé” é muito ouvido por aí. Porém, você sabia que muitas outras carnes famosas no mundo inteiro são, na verdade, cortes do contrafilé? Por ser um corte muito longo, cada pedacinho seu ganha uma nomenclatura diferente.
Na parte dianteira do contrafilé temos o famoso Bife Ancho, o Prime Rib e o Tomahawk. Já na parte traseira se encontram o T-Bone, Bife de Chorizo, Bife de Tira, Bisteca Fiorentina e Porterhouse.
A gordurinha da carne é uma das partes preferidas de muitas pessoas, mas será que comer a capa de contrafilé faz mal? Se for apenas um pouquinho da gordura, não há um grande problema. Porém, o excesso pode acabar aumentando o colesterol, dentre outras questões de saúde. Portanto, a capa do contrafilé não precisa ser completamente deixada de lado, mas não deve ser consumida em excesso.
A parte mais traseira do contrafilé fica próxima a alcatra, que é outro corte muito consumido pelos brasileiros. Mas o que é melhor: alcatra ou contrafilé? Os dois cortes são extremamente saborosos, sendo que a alcatra é um pouco mais suave. Além disso, ela também tem um teor menor de gordura intermuscular. Por isso, a alcatra pode ser uma opção mais recomendada para pessoas que seguem uma dieta com foco em emagrecimento. Por outro lado, o contrafilé é uma carne mais suculenta. No fim das contas, a escolha entre contrafilé e alcatra vai mais do gosto pessoal.
Saiba mais: Qual a diferença entre alcatra e coração de alcatra?
Outra dúvida comum é qual a melhor carne para churrasco: alcatra ou contrafilé? As duas opções são ótimas para churrasco e as preferidas de muitas pessoas. Novamente, trata-se de uma escolha pessoal: a alcatra é mais leve e macia enquanto o contrafilé é mais suculento e marcante.

Veja também: 10 coisas que não podem faltar em um bom churrasco
O contrafilé é uma carne muito versátil: pode ser utilizado em receitas grelhadas e assadas, além de ser protagonista em estrogonofes, ensopados e muitos outros pratos. Esse corte pode ser preparado de diversas maneiras, como no forno e na airfryer.
É possível ainda fazer contrafilé grelhado, no churrasco, na frigideira e de muitas outras formas. Uma dica na hora de usar contrafilé no churrasco é preferir a sua parte da frente, pois é a mais macia.
Agora que já sabe qual é a carne contrafilé, é hora de abusar de todo o seu sabor na cozinha. Existe uma infinidade de possibilidades com este corte. O Contrafilé Friboi é suculento e pode ser encontrado nas versões porcionadas de contra filé, contra filé dividido ao meio e contra filé sem noix, garantindo uma variedade de opções que se adaptam a diferentes tipos de receitas.
De todas as opções de pratos com esta carne, o Bife à Parmegiana de Contrafilé é um prato clássico e saboroso para um jantar especial. Por ser uma carne naturalmente mais molhadinha, é ótima para esta receita que leva muito molho de tomate.
O Strogonoff de Contrafilé é a opção perfeita para quem busca um almoço rápido e delicioso. Para quem busca uma receita mais sofisticada, o Contrafilé ao Vinho Tinto é a sugestão ideal. Esta carne pode ser usada até mesmo em lanches mais proteicos, como o Sanduíche de Contrafilé com Queijo.