Espetinho vegano é sempre uma ótima ideia – seja para saborear nas refeições principais, servir como petisco no happy hour ou transformar o churrasco em um banquete vegetal delicioso. Felizmente não é difícil preparar esse tipo de comida vegana, mas existem alguns truques infalíveis para montar o espetinho de vegetais perfeito. Quer ver? Selecionamos, a seguir, 3 ideias irresistíveis de espetinhos veganos para você experimentar. No fim, listamos algumas dicas para você criar a sua própria combinação de ingredientes. Dê uma olhada!
Que tal preparar uma receita de espetinho vegano supersaborosa e ideal para churrasco? A nossa primeira sugestão combina cubinhos de cebola roxa, com tomate cereja, Cogumelo Paris e abobrinha japonesa – quatro ingredientes muito presentes em receitas veganas e vegetarianas. Então separe os ingredientes e confira o passo a passo no vídeo abaixo:
Na nossa segunda ideia de receita de espetinho vegano, separamos um mix de vegetais – com abobrinha, cebola roxa, pimentão e tomates-cerejas – que ganha a companhia de cogumelos Paris, além de ervas e cubinhos de abacaxi para diversificar os elementos de sabor. Uma ótima opção de petisco vegano para servir entre amigos! Veja como fazer:
Como fazer espetinho vegano – Comece mergulhando os espetos de madeira na água (deixe por aproximadamente 15 minutos). Em seguida, monte os espetinhos de vegetais: coloque alternadamente a abobrinha, o cogumelo, a cebola, o tomate-cereja, o abacaxi e o pimentão. Unte a grelha com um pouco de óleo da sua preferência e preaqueça em fogo médio.
Em uma tigela, misture o azeite, o manjericão, o orégano, o sal e a pimenta-do-reino; pincele a mistura sobre os vegetais. Cozinhe os espetos na grelha pré-aquecida até os vegetais ficarem macios, virando e regando com a mistura de azeite ocasionalmente, de 10 a 15 minutos.
Para um espetinho vegano bem colorido, uma boa dica é utilizar todas as variedades de pimentão disponíveis. Na ideia abaixo, os vegetais cozinham uniformemente graças ao tempo de cozimento semelhante. No fim, ainda são pincelados um molho de alho prático e saboroso. Veja como fazer:
Como fazer espetinho vegano – Mergulhe aproximadamente 8-12 espetos de madeira na água por pelo menos 15 minutos. Prepare os legumes para os espetos veganos. Primeiro descasque cada cebola roxa e corte-a ao meio. Depois, corte cada metade em três partes, como se estivesse cortando uma pizza (6 pedaços no total de uma cebola). Retire as sementes e pique cada pimentão em cubos de aproximadamente 2,5 cm. Corte o milho em fatias de cerca de 4 cm. Por fim, pique a abobrinha em rodelas de 2 cm.
O próximo passo é preparar o molho de alho e ervas: em uma tigela média misture o azeite, o alho picado, a salsinha, o coentro, o alecrim, o sal e a pimenta. Reserve. Na sequência, espete os legumes alternando entre cebola roxa, abobrinha, milho e os pimentões coloridos. Pincele os espetos com uma camada de azeite.
Pré-aqueça a grelha em fogo médio-alto. Quando a grelha estiver quente, adicione os espetos e grelhe por aproximadamente 5-8 minutos de cada lado ou até que os vegetais amoleçam e fiquem com as bordas levemente douradas. Retire do fogo, pincele os espetinhos veganos com o molho de ervas e alho e regue com vinagre balsâmico, se desejar. Bom apetite!
Também é possível combinar uma seleção de ingredientes com alguma carne vegetal à sua escolha. A salsicha vegetal, por exemplo, é uma das melhores opções para compor espetinhos veganos, já que é firme e não desmancha durante o cozimento. Veja como fazer:
Como fazer espetinho vegano – Deixe os espetos de madeira na água por pelo menos 15 minutos. Enquanto isso, prepare os ingredientes vegetais: corte a salsicha em pedaços de 3 cm e a cebola em pedaços de 2,5 cm. Depois corte a berinjela e o tofu em cubos com o mesmo tamanho.
Em uma tigela grande, adicione todos os vegetais e as salsichas. Adicione azeite, orégano, salsa, alho em pó, páprica, cerca de ½ colher de chá (ou a gosto) de sal e pimenta. Mexa suavemente para combinar tudo. Adicione os vegetais e a salsicha nos espetos molhados e leve para cozinhar em uma grelha untada e pré aquecida.
01. Antes de fazer o espetinho vegetal, não deixe de mergulhar os espetos de madeira na água por pelo menos 15 minutos. Isso evitará que eles queimem na grelha, forno ou churrasqueira. Como alternativa, também é possível utilizar espetos de metal;
02. Para uma melhor apresentação, tente picar todos os vegetais com aproximadamente a mesma forma e tamanho. É difícil manter a precisão, mas o resultado ficará muito melhor;
03. Coloque os vegetais mais resistentes nas pontas dos espetos veganos, como a cebola roxa e o milho, e deixe os mais delicados no meio.
04. Tente colocar vegetais com tempos de cozimento semelhantes no mesmo espeto. Batatas e cenouras, por exemplo, são mais resistentes que os outros alimentos, logo, demoram mais tempo para atingir o ponto de cozimento ideal. Neste caso, é necessário pré-cozinhar antes de grelhar;
05. Se você for utilizar berinjela no seu espetinho de vegetais, salgue-a um pouco antes para liberar um pouco de umidade. Assim você terá uma textura e sabor perfeitos;
06. Couve-flor, brócolis ou couve de Bruxelas: basicamente todos os vegetais crucíferos precisam ser escaldados ou pré-cozidos, pois precisam de muito tempo para ficarem macios;
07. Alterne entre diferentes vegetais, sempre deixando um pequeno espaço entre cada um para que cozinhem por igual. Se os vegetais forem pressionados uns contra os outros, você precisará de mais tempo para cozinhá-los;
08. No caso do milho, é interessante cortar os outros ingredientes do espeto com o mesmo diâmetro da espiga. Se você cortar um pedaço muito grande de milho, os outros vegetais não tocarão na panela e, portanto, será mais difícil cozinhá-los na grelha.
09. Você também pode preparar espetinhos veganos no forno. Basta preaquecer o forno a 180 °C e colocar os espetos sobre uma assadeira forrada com papel manteiga.
10. Quando se trata de comida vegana, receitas de espetinho são opções versáteis. Para encerrar a refeição em grande estilo, você ainda pode preparar espetinhos de frutas para a sobremesa. Kiwi, banana, abacaxi, uva e maçã são ótimas sugestões!