O frango à milanesa perfeito é um preparo simples que pode ser feito com farinha de trigo, farinha de fubá e farinha panko, caso o objetivo seja destacar a crocância da casquinha! O prato participa de diversas receitas com frango, como a parmegiana de frango e o bife de frango à milanesa com arroz e fritas, que são refeições práticas para o almoço e o jantar do dia a dia. Os truques a seguir vão te ajudar a fazer o melhor filé de frango à milanesa, com aquela casquinha crocante, uniforme e irresistível.
A seguir, veja como fazer frango à milanesa e garanta a casquinha ideal para o seu preparo!
O frango à milanesa é uma das receitas que pede por um peito de frango macio, sem gordura e suculento, como o Filé de peito em bife Seara. O corte é versátil, tem um preço acessível e ajuda a deixar a receita mais prática, pois vem congelado 1 a 1 em um saco com ZIP Abre-Fecha, que te permite retornar a embalagem ao freezer vedada e com segurança. O truque, aqui, é igualar a altura dos bifes, deixando mais ou menos 1 dedo de espessura, para que eles dourem por igual e cozinhem completamente por dentro.
A mistura de cebola e alho em pó com salsinha, vinagre (ou suco de limão), sal e pimenta-do-reino é uma ótima opção de marinada para frango à milanesa, pois além de dar um sabor especial ao peito de frango, também ajuda o corte a absorver melhor os temperos.
A quantidade dos ingredientes pode ser adaptada de acordo com o seu gosto pessoal: basta deixar a carne em contato com essa mistura por pelo menos 2 horas na geladeira e pronto. Se quiser seguir um caminho mais rápido, use apenas o sal e a pimenta-do-reino como temperos.
Esse é um truque simples que vai aumentar a aderência da casquinha do filé de frango à milanesa crocante. A dica é bater 2 ovos inteiros em um prato fundo e adicionar salsinha picada, sal, pimenta-do-reino e 4 colheres (sopa) de leite.
A farinha de trigo deve ser a primeira camada do empanamento do frango à milanesa. Depois, vem a farinha panko, que é um tipo de farinha de rosca com flocos maiores. Para que o empanamento não roube o sabor dos temperos do filé de frango, adicione 1 pitada de páprica doce, sal e pimenta-do-reino em ambas as farinhas.
Passo 1: Seque a superfície dos Filés de peito em bife Seara com duas folhas de papel toalha para tirar o excesso de umidade que pode prejudicar a aderência das farinhas;
Passo 2: Passe os filés na farinha de trigo, retire o excesso, e depois mergulhe no ovo batido e temperado;
Passo 3: Transfira os filés para o prato com farinha panko, empane todos os lados e pressione bem a carne para que a casquinha grude;
Passo 4: Reserve o frango à milanesa empanado e deixe os filés aderirem à farinha, em repouso, por pelo menos meia hora;
Passo 5: Aqueça o óleo em uma frigideira grande e espere atingir a temperatura de 180ºC;
Passo 6: Verifique se o óleo está quente com pedaços pequenos de farinha panko. Se borbulhar, significa que é o momento certo para fritar o seu bife de frango à milanesa;
Passo 7: Coloque 1 Filé de peito em bife Seara por vez (para não abaixar a temperatura do óleo) e seja paciente: mexa o mínimo possível para evitar que o empanado solte da carne;
Passo 8: Quando o filé estiver dourado dos dois lados, tire com uma pinça e escorra a gordura em um prato com papel toalha.
A airfryer é a melhor alternativa para criar a casquinha crocante do frango à milanesa sem recorrer à gordura do óleo. Seu preparo leva 20 minutos, sendo que nos primeiros 10 minutos você deve virar os filés empanados na airfryer para garantir um cozimento por igual.
O Frango à Milanesa com Molho Rosê é o preparo ideal para servir um aperitivo crocante, onde o bife de frango à milanesa é temperado com sal, pimenta, alho e gengibre em pó e empanado com maionese e leite. Veja como é simples de preparar:
Para apostar em preparos clássicos, a receita de Filé de Frango à Milanesa Tradicional é outra boa opção, feita com farinha de trigo, ovos e farinha de rosca. Para complementar o frango à milanesa crocante, sirva arroz, batata frita e Creme de Milho Gratinado. Confira!