A maionese de alho é um dos acompanhamentos para churrasco mais tradicionais do churrasco brasileiro, seja para acompanhar o pão de alho caseiro, as carnes suculentas ou uma linguiça douradinha! Para fazer o molhinho de alho com maionese, a base da receita utiliza ovos, alho e o óleo em fio, que ajuda a dar o ponto cremoso. O molho de alho com maionese é tão gostoso e fácil de fazer que pode ser o destaque do seu churrasco caseiro. Confira como preparar a seguir:

Primeiro, descasque os dentes de alho e retire o broto central para evitar que a maionese fique amarga. Depois, separe as gemas das claras em um potinho – você vai usar apenas as gemas.
Para dar o ponto da maionese de alho, a quantidade de óleo pode variar; o importante é adicionar lentamente até que a mistura comece a emulsificar e fique firme, porém cremosa.
Modo de preparo:
Transfira a maionese de alho pronta para um recipiente de vidro com tampa e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos antes de servir. Isso ajuda a realçar o sabor! Depois, você pode armazenar o molho na geladeira por até 4 dias.
Veja também: Carne para churrasco macia e barata: 5 cortes para investir
Para acertar o ponto e a textura da maionese de alho, todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente. Isso facilita a emulsificação e evita que o molhinho de alho com maionese desande.
Além disso, outra boa dica é controlar a quantidade de óleo, adicionando lentamente e em pequenas quantidades. A paciência neste passo é essencial para uma textura perfeita.
Se puder, use ovos frescos e de boa qualidade, assim como um óleo de sabor neutro (como óleo de girassol ou canola) para não interferir no sabor do alho.
Para diminuir o sabor forte e ardido do alho, leve-o para assar com um pouco de margarina antes de fazer a maionese.

Saiba mais: Melhores carnes para churrasco na grelha