Vai celebrar o Dia do Churrasco em casa e quer saber o que preparar? A dica é caprichar bem no cardápio e se atentar aos segredos dos churrasqueiros! Além das carnes, um bom churrasco pede uma seleção caprichada de entradas para churrasco, acompanhamentos para churrasco, aperitivos que abrem o apetite e, claro, sobremesas para churrasco para encerrar a refeição com chave de ouro.
Se você quer garantir elogios e repetir o churrasco em casa mais vezes, confira o que não pode faltar no seu churras!
Saiba mais: Como pedir carne no açougue para o churrasco? Anote essas dicas
Essa é uma das entradas para churrasco mais democráticas de todas! Além de servir os amantes das carnes na brasa, as receitas de pão de alho são ótimas alternativas no cardápio para convidar amigos vegetarianos para o evento.
Confira: Churrasco vegano? Confira alternativas deliciosas para quem não come carne
Aqui no Minha Receita você encontra várias opções de preparo de pão de alho para o Dia do Churrasco. Confira:
2. Pão de Alho Recheado com Coração de Frango
Veja mais receitas: 8 dicas para fazer pão de alho caseiro para churrasco gourmet
Todo mundo ama uma boa linguicinha assada na churrasqueira. Você sabe qual é a melhor linguiça para fazer churrasco? Para incrementar o evento no Dia do Churrasco, que tal investir na Linguiça de Costela Bovina Maturatta? Feita de Costela 100% Bovina, ela vai ser o aperitivo perfeito pra começar todos os seus churrascos em grande estilo!
Você também pode apostar em linguiças toscanas e frescais, que ficam super suculentas e saborosas quando assadas na brasa. Nas casas de carne ou nos supermercados, é muito fácil encontrar variações desse tipo de linguiça para churrasco: de pernil, de frango, temperadas com chimichurri, pimentas, alho poró e até mesmo recheadas com queijo coalho e bacon.
Escolher linguiças para servir como entrada no churrasco é, definitivamente, a ideia perfeita!

Saiba mais: 5 dicas para fazer linguiça de churrasco suculenta na brasa
Também conhecida como meio da asa ou tulipa, as asinhas de frango fazem muito sucesso nos churrascos. Se a ideia for preparar tudo em casa, elas podem ser temperadas em marinadas de um dia para o outro para deixar a carne muito mais suculenta e saborosa. Mas, se você preferir mais praticidade, pode investir em asinhas de frango já temperadas que vendem nos mercados e casas especializadas em churrasco.
Para deixar as tulipas ainda mais gostosas, a dica é servir com molhos suculentos, como mostarda e mel, gorgonzola ou picante. Aqui no Minha Receita você encontra 5 sugestões molhos para servir com asinha de frango no churrasco, experimente e se delicie!

Veja mais: 5 dicas para deixar a asinha de frango suculenta na churrasqueira
As coxinhas da asa também são muito conhecidas como drumetes no mundo do churrasco. Esse corte de frango faz muito sucesso no churrasco, tanto pelo seu sabor marcante, carne suculenta e casquinha crocante, quanto pela praticidade de preparar e servir. Para isso, basta temperar e levar para a churrasqueira até que fique bem douradinha.
Na hora de servir, a dica é também servir com molhos. No caso da coxinha de frango, o mais famoso deles é o barbecue com pimenta, que transforma os drumetes em Buffalo Wings – um preparo suculento, apimentado e irresistível!

Confira: Coxinha da asa no churrasco: melhores dicas para temperar
Principalmente se for para comemorar o Dia do Churrasco, os acompanhamentos não podem ficar de fora: servir uma refeição completa é a chave perfeita para um bom churrasco!
Confira sugestões fáceis de preparar:
Quem é que não ama um arroz branco soltinho? Para acompanhar as carnes na brasa, essa opção é um clássico e agrada todos os paladares! Mas, para quem gosta de variar o cardápio e servir pratos mais completos e cheios de cor, receitas de arroz colorido são a pedida certa. Confira algumas opções e se delicie!
Crocantes e saborosas, as farofas transformam o prato de almoço no churrasco em uma explosão de texturas ao paladar. O preparo delas é bem simples e versátil, você pode misturar seus ingredientes preferidos e transformar a farofa para churrasco em um mix de sabores irresistível!
A batatonese é a responsável por trazer cremosidade ao prato. Esse acompanhamento para churrasco tem um sabor suave e é perfeito para completar a refeição. Confira o passo a passo de como fazer maionese de batata:
Modo de preparo:
Para quem gosta de receitas incrementadas, a dica é experimentar a Baconsese – a Salada de Maionese com Bacon!
Confira o preparo:
Seja o tradicional molho à campanha, com tomate, pimentão, cebola e cheiro verde ou outras variações, as receitas de vinagrete são um clássico acompanhamento para churrasco. Confira 5 receitas de vinagrete diferentes que vão te surpreender no sabor!

As saladas são as responsáveis por trazer frescor e leveza ao churrasco. Tanto para o churrasco tradicional quanto para o churrasco vegano, as saladas são ótimos acompanhamentos e caem no gosto de todo mundo! Deixe a criatividade fluir e combine seus vegetais, folhas e legumes favoritos para preparar uma salada suculenta!
A receita combina cebolas marinadas em vinagre, azeite e temperos, como pimenta vermelha, para servir acompanhado das carnes grelhadas.

Confira a receita: Salada de cebola para churrasco: aprenda a fazer a ‘cebolete’ que todo mundo ama
Saiba mais: Os cortes de carne que fazem do churrasco brasileiro um sucesso mundial
Além dos cortes bovinos clássicos para churrasco, também vale a pena investir em:
Saiba mais: Cupim é bom para churrasco? Descubra se a carne é ideal para churrasqueira
Confira: 5 pontos da carne vermelha: dicas para virar especialista em churrasco
Uma boa dica para preparar um churrasco barato é apostar em espetinhos. Confira 3 receitas de kafta para grelha que vão te surpreender na criatividade!
Veja também: 10 espetinhos diferentes para inovar no churrasco

Saiba mais: Flor de sal, sal grosso e sal de parrilla: conheça as propriedades de cada tipo
Confira: Como conservar molho para churrasco? Confira dicas de conservação e armazenamento
Modo de preparo:



Confira mais: Molhos para churrasco: 3 receitas fáceis para acompanhar a carne
O segredo dos churrasqueiros é sempre cortar a carne no sentido contrário às fibras musculares. Mas como identificar isso? Primeiro, observe a direção das fibras – se estão dispostas vertical ou horizontalmente. Em seguida, com uma faca bem afiada, posicione o corte em um ângulo de 90º em relação a essas fibras.
Ao fazer isso, a lâmina corta as fibras mais resistentes, deixando o trabalho de mastigação mais leve e a carne muito mais macia e saborosa!
Confira:
Como cortar fraldinha para churrasco? Confira essas dicas!
Como cortar picanha do jeito certo?
Preparar um bom churrasco em casa também é possível sem a presença da tradicional churrasqueira. Confira algumas dicas:
Saiba mais: Churrasco expresso feito no forno: aprenda uma versão rápida
Veja também: Cervejas artesanais: como harmonizar com diferentes carnes no churrasco