O peito bovino, conhecido também como brisket, nos Estados Unidos, é um corte de carne bovina versátil, muito utilizado para fazer churrascos, especialmente o churrasco americano. A carne já apareceu na receita de Peito Bovino Desfiado na Moranga do Minha Receita, onde é preparada na panela de pressão até ficar macia.
Essa, inclusive, é uma característica do peito bovino assado: quando preparado em assados, cozidos ou refogados, ele deve ser cozido lentamente, até que a carne se desmanche. A ponta de peito bovina, que fica localizada na parte superior do lombo, também é muito valorizada em pratos tradicionais, como o pastrami.
A seguir, veja mais informações sobre esse corte de carne saboroso!
O peito bovino é um corte localizado na parte dianteira do boi, retirado da região do peito. Trata-se de um músculo que suporta uma grande parte do peso do animal, o que resulta em uma carne com bastante tecido conjuntivo e, portanto, um pouco mais rígida e firme que outros cortes do boi. Por essa razão, o peito bovino exige métodos de cozimento lento para garantir que a carne fique macia e suculenta.
Muita gente se pergunta como se chama brisket no Brasil. O termo “brisket” é a nomenclatura utilizada nos países de língua inglesa para se referir ao peito bovino. O nome varia de acordo com a cultura e a culinária local, mas a carne é a mesma. O brisket é amplamente reconhecido no mundo dos churrascos, especialmente nos Estados Unidos, onde é um dos cortes preferidos para o barbecue (BBQ) e para a cozinha defumada.

O peito bovino é uma carne saborosa que dá para dividir com a família inteira! Você pode fazer um almoço de domingo simples e gostoso ou apostar em pratos mais sofisticados, como o pastrami da ponta de peito bovino. O pastrami é o resultado de um processo cuidadoso de cura, tempero, defumação e cozimento lento da carne.
Escolher um bom brisket é essencial para garantir um resultado final saboroso e macio. Para isso, procure um peito bovino com boa distribuição de gordura para manter a carne suculenta durante o cozimento lento. Prefira cortes mais uniformes e espessos, como o Peito Friboi Reserva. Um brisket que é fino em uma extremidade e grosso na outra pode cozinhar de maneira desigual! Além disso, um bom brisket deve ter uma textura firme e não ser mole ou esponjosa.

Preparar o peito bovino requer paciência e algumas técnicas específicas para alcançar a maciez ideal. Veja abaixo as receitas!

Veja também: Como acertar os pontos de carne no churrasco