O peixe frito é um preparo versátil e delicioso que pode ser servido nos pratos para almoço ou jantar e deixa o cardápio da semana ainda mais completo. Essa é apenas uma das receitas com peixe para fazer em casa e aproveitar o sabor dos pescados Seara nas refeições com a família em qualquer ocasião. Seja nas comidas de Páscoa, na ceia de Natal ou em refeições diárias, você pode experimentar a proteína com temperos e molhos variados, além de testar novos acompanhamentos a cada novo preparo.
Descubra agora como fazer peixe frito de forma simples e deliciosa com as dicas a seguir.
Escolher o tipo de pescado que você deseja preparar é fundamental para fritar peixe e ter um resultado saboroso. Com a linha de pescados da Seara, opção é o que não falta e você pode experimentar proteínas variadas para compor o prato com a receita de peixe. Veja algumas recomendações:
O primeiro passo para acertar no peixe frito é selecionar os condimentos que melhor harmonizam com a proteína. Alho amassado, sal e pimenta-do-reino são os ingredientes principais do tempero para peixe, mas você também pode incluir outras opções na lista. As especiarias comumente usadas são suco de limão, salsinha, cheiro-verde e pimenta branca a gosto. Também é possível usar um pouco de tomilho e alecrim após serem batidos no pilão.
Além disso, escolher um bom molho para peixe frito pode deixar a receita mais marcante. Os mais recomendados para o preparo são o molho shoyu oriental e o molho inglês. Basta incrementar os temperos líquidos à marinada junto do suco de limão e deixar descansar de 30 minutos a 1 hora antes finalizar o filé de peixe frito.
Usar óleo é a melhor maneira de garantir um peixe à milanesa. Após temperar a proteína corretamente, você só vai empanar o pescado corretamente para acertar no preparo. A dica é fritar o filé de peixe empanado em imersão com gordura vegetal quente até que fique com a crosta bem dourada. Veja como empanar peixe para fritar:
1. Seque o filé de peixe com um papel toalha para remover o excesso de líquido.
2. Separe três recipientes, sendo um com 1 xícara de farinha de trigo, outro com 2 ovos crus mexidos, e mais um com 1 xícara de farinha de rosca (ou panko).
3. Comece a empanar cobrindo todo o peixe com a farinha de trigo. Depois, mergulhe o pescado nos ovos e finalize cobrindo com a farinha de rosca de forma uniforme.
4. Frite em imersão de 5 a 7 minutos ou até que a crosta esteja dourada.
5. Retire o peixe empanado frito da panela com o auxílio de uma escumadeira e sirva em seguida.
Como fritar filé de peixe na airfryer não tem mistério. Você pode aproveitar o passo a passo de como empanar peixe para fritar no aparelho ou dar preferência para o pescado temperado sem empanamento. Acompanhe as instruções abaixo para fazer peixe frito sequinho:
1. Preaqueça a airfryer por 5 minutos a 200°C.
2. Coloque os filés de peixe na cesta da fritadeira elétrica distantes entre si. Caso opte pelo pescado sem empanamento, regue a proteína com um fio de azeite por cima.
3. Programe o aparelho para fritar os pescados sem empanamento por cerca de 5 minutos e, no caso do peixe empanado, programe 15 minutos. Na metade do tempo, abra airfryer para virar o peixe e dourar os lados igualmente.
4. Se precisar de mais cozimento, adicione mais 5 minutos, sendo metade para cada lado do peixe.
5. Sirva o preparo em seguida com os acompanhamentos.
Se você não sabe o que combina com peixe frito na hora de servir o pescado no almoço ou jantar, a gente te ajuda! Dentre os variados acompanhamentos para peixe, você pode servir um Peixe à Milanesa com Vinagrete ou junto o saboroso Molho Tártaro. Outra opção de molho para comer com peixe frito é o Molho de Pimentão Assado, que deixa a refeição mais marcante. A porção de peixe frito também combina com um Purê de Abóbora cremoso, e ainda harmoniza com os Legumes ao Pesto de Manjericão e uma taça de vinho branco. Aproveite para testar as entradas de frutos do mar no cardápio.