Picanha assada é um prato que pede alguns cuidados no preparo, caso contrário, a picanha suína assada pode ficar ressecada e sem suculência. Alguns truques para ajudar na hora de preparar a carne suína assada podem garantir que ela fique macia e saborosa, como preaquecer o forno, fazer riscos na capa de gordura e escolher uma picanha suína com gordura entremeada.
Veja abaixo 7 dicas para não errar na receita e garantir uma picanha assada suculenta!
Escolher uma peça de picanha suína naturalmente macia para assar faz toda a diferença no sucesso da receita. Existem opções resfriadas já temperadas e outras sem tempero, que permitem que você faça o tempero para carne suína a seu gosto. Veja abaixo as melhores opções de picanha suína para o dia a dia:
Com a Picanha Suína sem tempero Seara, você pode selecionar os melhores temperos de carne suína para deixar a picanha suculenta. Alecrim, tomilho, alho, suco de limão, orégano, sal e pimenta-do-reino são a combinação perfeita para uma receita do dia a dia.
Caso queira fazer um tempero diferente, a picanha suína assada também combina com vinho, pimenta rosa, pimenta calabresa, páprica defumada, picante e doce. O ideal é deixar a carne absorvendo os temperos por 1 hora antes de assar.
Preaquecer o forno por 15 minutos a 180°C é a dica indispensável para qualquer carne assada. Esse cuidado evita que a carne fique crua por dentro e garante que a maciez e suculência de uma picanha cozida uniformemente. O aparelho atinge uma alta temperatura antes do alimento ser colocado para assar, evitando também que a carne murche depois de assada. A dica também vale para o cozimento de outros tipos de carne no forno. Não esqueça!
Alguns cortes de picanha suína contam com uma capa de gordura, que é responsável por proporcionar a suculência e maciez na hora do cozimento. Fazer riscos diagonais na capa de gordura da carne vai ajudar a cozinhar uniformemente. A dica é utilizar uma faca bem afiada, posicionando a picanha suína com a capa de gordura virada pra cima e riscando delicadamente. Você vai fazer cortes superficiais ao longo do comprimento da gordura. Para isso, é necessário tirar os cortes congelados do freezer com alguns minutos de antecedência.
Outra dica é colocar a picanha suína na assadeira com a capa de gordura virada para cima, assim, a gordura vai derreter mais rápido, deixando a carne mais macia e suculenta.
Cobrir a picanha suína com papel alumínio é uma ótima dica para a carne assar mais rápido e atingir o ponto ideal e uniforme com mais facilidade. Para essa sugestão, o ideal é retirar o papel alumínio no meio do cozimento para olhar se a carne já está douradinha e pronta para ser saboreada.
O ponto certo da picanha assada é quando a carne estiver dourada por fora e levemente rosada por dentro. Essas características ajudam a identificar se a carne está macia, suculenta e perfeita para servir. Muita gente acha que a carne suína no forno deve ficar esturricada, porém isso não é verdade. Confira abaixo o passo a passo para fazer uma picanha suína de sucesso:
Quem está acostumado a fazer carne assada em casa, sabe que deixar o alimento descansar depois de cozido é uma dica importante. O objetivo é fazer com que o suco da carne volte a se espalhar de forma uniforme dentro do corte, atribuindo suculência à picanha. Se você fatiar a carne assim que tirar do forno, todo o suco vai escorrer para fora e se perder. Ao esperar, você garante que a água permaneça na peça e deixe a carne bem macia.
Preparar a picanha assada com acompanhamentos é uma das principais dicas para impressionar os convidados em um almoço em família. Você pode aproveitar que a receita vai ser feita no forno e colocar o acompanhamento para assar junto com a carne.
A dica é colocar pedaços de uma espiga de milho-verde, mandioca cortada em pedaços, abobrinhas grandes cortadas e pedaços de cenoura. Dessa forma, os acompanhamentos também ficam com o sabor da carne durante o processo de cozimento. Para que eles não assem demais, a dica é colocar os ingredientes no meio do cozimento da picanha assada. Você também pode testar algumas receitas práticas em casa como a Picanha Assada Servida com Arroz de Forno, a Picanha Suína com Cenouras ao Café, a Picanha Suína ao Alho com Torrada de Pão e Parmesão e a Picanha com Molho de Mostarda com Ervas e Palmito Pupunha Assado.
Gostou das dicas? Teste em casa!