A Páscoa, junto ao Natal, é uma das principais celebrações do calendário Cristão. A data relembra a crucificação e ressurreição de Jesus Cristo e, por isso, é carregada de práticas e tradições que demonstram respeito e devoção aos eventos. Entre as tradições, uma delas é não consumir carne nas refeições – mas essa prática acaba gerando alguns tipos de dúvida. Nenhum tipo de carne pode ser consumida? Pode comer frango na Sexta-feira Santa? Apenas peixes e frutos do mar são permitidos?
A seguir, descubra as respostas e confira sugestões de receitas para o feriado!
Confira: Por que não pode comer carne na Sexta-feira Santa? Descubra receitas sem carne para substituir
Em toda a celebração da Semana Santa, ou seja, desde o Domingo de Ramos, passando pela Sexta-feira Santa até o Domingo de Páscoa – há a recomendação de que não sejam consumidas carnes vermelhas e de aves.
Também conhecida como Sexta-feira da Paixão, a Sexta-feira Santa marca o dia da crucificação de Jesus Cristo. Dentro dos credos cristãos, o pão é a representação do corpo de Cristo e o vinho representa seu sangue. A partir disso, surgiu a tradição de não consumir a carne de animais que passam por um abate que envolva muito sangue – em respeito ao derramamento de sangue de Jesus na cruz.
Sim! A tradição de abstinência é apenas para as carnes, pois envolvem a morte dos animais.
Saiba mais: Pode comer ovo de galinha na Sexta-feira Santa?
Segundo a tradição católica, a recomendação é se abster do consumo de carne vermelha e de aves, e fazer preparações apenas com peixes e frutos do mar. Aqui no Minha Receita você encontra muitas sugestões de receitas feitas com a linha Seara Pescados para a data.
Confira!

Veja também: 10 receitas com bacalhau tradicionais para a Sexta-feira Santa



Veja mais: Receita de peixe para Sexta-feira Santa: confira 12 sugestões!