Após comer um prato “pesado”, como uma feijoada, um churrasco ou um caldo de mocotó, é normal sentir aquele soninho após a refeição. Essa sensação, conhecida como sonolência pós-prandial ou “coma” alimentar, é totalmente normal e tem uma explicação científica por trás. Acontece que quando uma grande quantidade de comida é ingerida, o corpo precisa direcionar grande parte da energia para o processo digestivo. Como consequência, outras funções acabam ficando em segundo plano e é inevitável não surgir aquela vontade irresistível de tirar uma soneca. A seguir, entenda direitinho porque isso acontece e como funciona esse mecanismo.
Feijoada é sinônimo de fartura, sabor e tradição. Esse prato típico da culinária brasileira surgiu no período colonial, com influência das tradições africanas e portuguesas, e acabou se tornando uma das receitas mais queridas do país. Mas quais são os ingredientes da feijoada? Feita com feijão preto e várias partes do porco, como costelinha, Paio Seara, Linguiça Calabresa Seara, Rabo Suíno Salgado Seara e orelha, a feijoada geralmente é servida com arroz, farofa, couve refogada, laranja e a famosa caipirinha de limão. Além disso, para trazer picância e intensificar ainda mais o sabor dos ingredientes, esse prato costuma ser servido com molho de pimenta.

Veja como fazer feijoada
A feijoada é uma refeição pesada, rica em gorduras, carboidratos e proteínas, o que exige um certo esforço do organismo para digerir. Ou seja, quanto maior a quantidade de comida, mais energia é preciso para digeri-la. Mas por que será que isso acontece? Existem alguns motivos que explicam os motivos por trás desse sono após a feijoada. Veja a seguir:
Depois de comer uma feijoada caprichada com tudo que tem direito, é quase certo sentir sono. No entanto, existem algumas dicas para ajudar a digerir essa comida que, apesar de “pesada”, é deliciosa e a cara do Brasil. A laranja, por exemplo, é um ingrediente que geralmente acompanha a feijoada, mas não é só pelo sabor. Rica em fibras, essa fruta ajuda no funcionamento do intestino e reduz a absorção de gorduras.
Apesar da caipirinha ser muito consumida com a feijoada, o álcool a bebida pode dificultar ainda mais a digestão, especialmente quando consumida em excesso. Para que isso não aconteça, a dica é apostar em uma receita de drink sem álcool com limão, como a limonada, pois essa fruta estimula a produção de bile, um fluido digestivo que ajuda na digestão de gorduras. O abacaxi também é uma ótima opção de fruta para acelerar o processo digestivo. Além dessas frutas e bebidas, aposte também em chás digestivos, como erva-doce, hortelã e gengibre.