O presunto cru é um frio sofisticado muito presente em petiscos para festas e tábuas de frios gourmet. Existem dois principais tipos de presunto cru: o jamón serrano, que é o presunto cru espanhol, e o parma, que é o presunto cru italiano. Ambos são avermelhados e possuem um sabor marcante, que surpreende o paladar.
Quer saber como escolher, degustar e armazenar esses frios? Aprenda um pouco mais sobre as diferenças entre cada uma das variedades abaixo!
O presunto cru italiano vem da região de Parma, na Itália. O frio tem o selo de Denominação de Origem Protegida, é maturado por 14 meses e produzido apenas com pernil e sal marinho. Por isso, tem um sabor delicado e é muito procurado para compor tábuas de frios chiques.
Produzido na Espanha, o jamón serrano é um presunto cru de sabor mais intenso, com um tempo de cura que varia de 12 a 36 meses. O Presunto Serrano Seara Gourmet é o primeiro jamón serrano do Brasil feito apenas de pernil e sal marinho. Possui fatias finas e é ideal para uma verdadeira experiência Gourmet.
O presunto cru deve ser cortado em fatias finas, quase transparentes para liberar seus sabores. O corte fino realça a textura e facilita a apreciação do sabor. Além disso, o frio combina bem com queijos, pães frescos, azeite de oliva e vinho tinto.
Harmonizando com vinho:
Veja também: Presunto parma, salame e jamón: dicas para harmonizar frios com bebidas
Saiba mais: 8 formas de usar presunto cru em receitas sofisticadas!