Você já se perguntou do que é feito a copa? E o salame? Na charcutaria, a diversidade de frios e embutidos é vasta e muitas dúvidas podem aparecer no meio do caminho. Dois produtos que costumam gerar mais perguntas são a copa suína e os diferentes tipos de salame. Ambos têm um sabor marcante, mas apresentam características distintas, inclusive na sua finalização, como o salaminho, o salame italiano, que é feito a parte de cortes nobres de carne suína, e o salame hamburguês, que é produzido com pimenta em grãos. A seguir, veja qual é a diferença entre copa e salame!
A copa é um frio curado produzido a partir da carne integral de sobrepaleta (ou copa lombo), um corte localizado em uma região próxima à paleta do suíno. O nome copa (ou “coppa”, em italiano) vem da palavra “cabeça”, fazendo referência ao pescoço, de onde é retirada a carne suína para produzir o frio.
A Copa suína fatiada Seara Gourmet tem um sabor rico e suculento e é feita da mesma forma que as copas italianas. Para dar mais sabor, o produto é condimentado com canela, pimenta branca e noz-moscada.
Agora que você já sabe de qual parte do porco é feito a copa, que tal entender um pouco mais sobre o salame? Esse frio costuma ter destaque em ocasiões especiais, como nos petiscos para festas e recheios de sanduíches artesanais. Além disso, o salame é produzido com cortes nobres de carne suína e maturado de diferentes maneiras: com vinho, com pimenta em grãos, etc.
Tanto a copa quanto o salame são frios usados para fazer petiscos, aperitivos fáceis e entradas para jantar. As receitas vão desde Camarões Enrolados no Salame até pães caseiros recheados com mix de frios. Confira!
1. Stromboli Recheado com Salame
3. Flor de Salame na Tábua de Frios