A melhor carne moída de segunda é aquela que fica soltinha e saborosa depois de cozida, mesmo não sendo feita com um corte de carne premium! A receita é fácil e costuma ser preparada no almoço de domingo rápido e barato, principalmente se for incluída em um bom Molho Bolonhesa para Massas. Para aprender como fazer carne moída de segunda, confira as dicas da matéria:
Os cortes de primeira são feitos, em sua maioria, com a parte traseira do boi, onde o animal se movimenta menos. Por isso, a carne acaba sendo mais macia, tem fibras menos rígidas e uma quantidade de gordura razoável.
Exemplos de carne de primeira: Patinho Friboi, Alcatra Friboi, Contrafilé Friboi, Coxão Mole e Maminha Friboi.
Os cortes de segunda são retirados da parte dianteira do boi, uma parte que se movimenta mais. Por isso, a carne é um pouco mais rígida e apresenta mais gordura e nervos.
Exemplos de carne de segunda: Acém Friboi, Coxão Duro Friboi, Fraldinha Friboi e Paleta Friboi.
Se o assunto for carnes de primeira, os melhores cortes para moer são o Patinho Friboi e a Maminha Friboi. A partir deles, a sua carne moída fica soltinha, com uma textura firme e sabor suave. A gordura também pode ser retirada, se você quiser fazer uma marmita fitness com carne moída durante a semana.
Na falta do Patinho Friboi, você pode optar pelo Acém Friboi, que possui um preço mais acessível e é uma das carnes de segunda para moer. Veja como preparar a receita!
Ingredientes:
Como fazer carne moída de segunda:
Veja também: Qual melhor carne moída: acém ou patinho?