Você sabe qual a melhor forma de acender uma churrasqueira? Existem várias técnicas que ajudam a aquecer o carvão rapidamente. Para preparar um bom churrasco em casa, você pode usar álcool líquido, jornais e gravetos como auxílio. Além disso, as carnes para churrasco ficam mais suculentas se a churrasqueira estiver pronta para grelhar com antecedência. Então, comece pelo básico!
A seguir, veja qual a maneira mais fácil de acender uma churrasqueira e qual é a mais segura, conhecendo as vantagens e desvantagens de cada um dos métodos. A carne de churrasco perfeita depende de uma boa brasa!
O acendedor elétrico de churrasqueira à carvão é um equipamento seguro e de pequeno porte que ajuda a acender o carvão com consistência, evitando um grande esforço para preparar a brasa.
O líquido acendedor, encontrado também em gel, é um produto que auxilia as brasas a se formarem rapidamente, mas pode soltar muita fumaça se não for usado da forma certa.

Essa é uma das formas mais comuns de acender a churrasqueira! Ao umedecer o carvão com álcool líquido ou em gel, você só precisa aguardar alguns instantes para que ele seja absorvido. O palito de fósforo aceso – jogado com cuidado e a uma distância segura do fogo – faz o restante do trabalho!

Essa é uma forma antiga e menos recorrente, mas que também funciona em locais mais afastados dos grandes centros urbanos.

Essa é uma das formas mais eficazes de acender a churrasqueira, pois mantém a brasa acesa por bastante tempo, não precisa de álcool e nem de um gel acendedor. Veja como acender o carvão rápido com óleo e papel higiênico aqui!

Para aumentar a intensidade do fogo na churrasqueira, você pode adicionar mais carvão gradualmente para evitar sufocar a brasa. Outras ferramentas, como ventiladores manuais ou elétricos, também ajudam a aumentar o fluxo de oxigênio.
Veja também: Qual o momento certo de colocar a carne na churrasqueira?
A maneira mais fácil geralmente é usar um líquido acendedor:
Para minimizar a fumaça ao acender a churrasqueira, use um carvão vegetal. Essa é uma opção acessível, que ajuda a acender a brasa rápido e pode ser encontrada facilmente no mercado. Se for usar um líquido acendedor, evite encharcar o carvão na hora de acender a brasa.
Para manter o carvão aceso por mais tempo, você pode distribuí-lo de maneira uniforme dentro da churrasqueira, ajudando a manter o calor. Com um papelão firme ou um ventilador manual, controle o fluxo de ar, direcionando o vento para as aberturas da churrasqueira. Outra dica é adicionar o carvão aos poucos, repondo somente quando for necessário.

Para intensificar o fogo já aceso, adicione mais carvão gradualmente e use um soprador de ar que auxilia a aumentar o fluxo de oxigênio.
A quantidade de carvão depende do tamanho da churrasqueira e do tipo de alimento que você está cozinhando. Uma boa regra geral é:
• Churrasqueiras pequenas: Aproximadamente 2 kg de carvão.
• Churrasqueiras médias a grandes: De 4 a 6 kg de carvão.
Saiba mais: Acompanhamento para churrasco: 21 pratos que não podem faltar