A carne de panela é um prato tradicional da culinária brasileira, muito suculento e de sabor marcante. Uma das variações dessa receita é o Bife de Panela, que tem um molho encorpado e uma carne macia, cortada em bifes – sendo uma ótima opção para servir no almoço simples de domingo ou em um jantar rápido e fácil. Mas, você sabe qual o melhor tipo de carne para fazer carne de panela? A seguir, tire essa e outras dúvidas sobre esse delicioso prato brasileiro!
Se você já sabe qual corte de carne é bom para carne de panela, siga o mesmo truque para a receita de bife. O bife de panela pode ser feito com coxão mole, coxão duro, paleta e acém. Esses cortes têm fibras mais curtas – ou moderadamente longas -, garantindo um resultado macio quando cozidos lentamente com molho e temperos.
Um dos cortes mais usados para carne de panela, o acém tem fibras longas e um bom teor de gordura, o que resulta em uma carne suculenta e macia após o cozimento. Também pode ser cortado em bifes!
Muito usada para cozidos, a paleta tem um equilíbrio entre carne e gordura, proporcionando um prato saboroso e suculento. Uma ótima opção para o bife de panela.
Outra carne para bife muito utilizada, que cozinha mais rápido e resulta em um bife bem macio, ideal para o preparo na panela.
O Bife de Panela Friboi Reserva é feito de corte de coxão duro. Apesar do nome e das fibras curtas, essa carne é macia e tem muito sabor, sendo ideal para preparar na panela com bastante caldo. O Bife de Panela Friboi Reserva já vem cortado e porcionado, dando mais praticidade ao preparo.
Veja também: Qual carne para fazer carne de panela barata?
Se a ideia é acelerar o preparo, a panela de pressão pode ser a sua melhor amiga. Cortes como acém, músculo, paleta e coxão duro se beneficiam do cozimento sob pressão, pois o calor intenso quebra as fibras da carne e a deixa o resultado bem macio.