Em dias de temperaturas mais elevadas, não há nada melhor do que degustar uma bebida refrescante e aperitivos leves e que o passo a passo seja bem prático de fazer para não perder muito tempo na cozinha. Por isso, se a ideia for organizar um happy hour de verão, que tal combinar vinhos e petiscos sofisticados? Você também pode usar as combinações para petiscar em casa na companhia da sua pessoa favorita: é uma ótima opção de jantar prático a dois.
A seguir, confira vinhos e petiscos para o verão!
Veja mais: 10 receitas de petiscos para uma noite de vinhos com amigos
Os vinhos espumantes são ideais para os dias mais quentes. Os preparados pelo método tradicional são mais estruturados, possuem sabores e aromas mais complexos; e os preparados pelo método charmat são mais leves e frutados. Os espumantes mais doces também são uma boa opção, mas a dica é servi-lo bem gelado para que a doçura não seja enjoativa.
Os espumantes vão muito bem com frutos do mar. Aqui no Minha Receita, você encontra alguns petiscos saborosos feitos com pescados.
Veja também: 10 petiscos de frutos do mar para fazer em casa
Confira:
1. Camarão Empanado com Guacamole
O guacamole é a opção perfeita para o verão: uma receita fresquinha e super fácil de fazer. Sirva com o Camarão Empanado Seara Pescados para trazer crocância.
Veja o modo de preparo completo:
Com o Kit Paella Seara, você prepara espetinhos variados para acompanhar o vinho espumante!
Veja o modo de preparo completo
Veja mais: Tábua de frios e vinhos: veja como harmonizar os frios com a bebida
Por terem acidez mais elevadas, trazem uma sensação de frescor ao paladar, além de serem os mais frutados – combinando perfeitamente com a estação. Por isso, os vinhos brancos são a pedida perfeita para o verão!
A dica é apostar em vinhos verdes, pinot grigio, riesling ou sauvignon blanc.
Os vinhos brancos combinam muito bem com queijos frescos, como feta e ricota, além daqueles de mofo branco, como o queijo brie e o camembert.
Feito com Presunto de Parma Seara Gourmet, mostarda dijon,rúcula, amêndoas e queijo feta, essa opção é perfeita para agregar sofisticação à tábua de frios.
Veja o modo de preparo completo:
2. Bruschetta de Copa com Queijo Brie
Fácil de fazer, essa bruschetta fica pronta em 40 minutos, perfeita para petiscar enquanto degusta um bom vinho. A receita leva Copa Seara Gourmet, queijo brie, rúcula e mel.
Veja o modo de preparo completo:
Outra dica é combinar frios gourmet, queijos e nozes para montar uma tábua de frios recheada para servir com o vinho branco.
Veja o modo de preparo completo:
A diferença entre o vinho rosé e o vinho branco é que o líquido do primeiro fica em contato por mais tempo com as cascas das uvas. Por isso o vinho rosé possui uma coloração diferente e é um pouco mais estruturado – onde o álcool e o extrato são mais marcantes.
Para o verão, ele se destaca por ter toques florais, ser mais leve e, por isso, trazer sensação de refrescância.
O vinho rosé é o mais versátil entre as opções. Por seu frescor e leveza, ele combina muito bem com vários tipos de petisco, desde bruschettas até frios alemães e vai muito bem qual os mais variados tipos de queijo!
Invista no Presunto Hans com mostarda dijon e queijo gorgonzola em raspas para criar uma bruschetta saborosa para servir como petisco.
Veja o modo de preparo completo:
2. 3 Aperitivos com Presunto de Parma
O presunto parma também é uma ótima opção para servir com vinhos rosés. Aqui você aprende três combinações diferentes!
Veja o modo de preparo completo:
Para preparar, basta levar as fatias de presunto para o forno! Sirva com mostarda dijon ou com a sua geleia favorita.
Veja o modo de preparo completo: